COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quarta-feira, 19 de março de 2008

LAGOSTA GRELHADA


Ingredientes:
4 Lagostas ; 2 limões; 6 dentes de alho; sal; piripiri; manteiga;
Preparação:
1 – Cozem-se as lagostas vivas em água fervente. Coze apenas uns escassos 8 minutos
2 – Tempere-as com o piripiri, o sumo de limão e os dentes de alho pisados com o sal. Deixe ficar assim durante 30 minutos.
A esta marinada junta-se manteiga derretida.
3 – Abrem-se as lagostas ao meio, e tira-se a tripa e o saco de areia que fica na cabeça.
4 – No lume, metade do tempo grelham com a casca directamente no calor e só nos últimos minutos se viram. Vão-se pincelando generosamente com a marinada (alho, piripiri, sal, limão e manteiga)
5 – Prontas, servem-se numa travessa guarnecida com gomos de limão e com um molho feito com sumo de limão, alho laminado, piripiri e manteiga,.
Nota: Poderá usar um molho de salsa para pincelar as lagostas com a marinada, fica óptimo.
(ver comentários a esta postagem)

5 comentários:

micas disse...

Já me estou a babar toda....nham,nham!

Se me é permitida a sugestão, usar um molho de salsa para pincelar as lagostas com a marinada, fica óptimo.O mesmo se aplica aos camarões tigres grelhados.

Agry White disse...

As suas sugestões deveriam ser uma constante. Espero que elas não tardem.
Quanto à salsa, recordo que a perna de cabrito grelhada à moda de trás-os-montes, também utiliza essa técnica, que acho óptima.
Não a transferi para a cozinha moçambicana porque não existe essa prática e não me parece que seja fundamental. Repare que não estou a tentar fugir e/ou ignorar a sua sugestão. Será uma questão de purismo? Estarei a ser fundamentalista? Que acha?
Apareça sempre porque é agrdável e útil

micas disse...

Fundamentalista? Qual quê!!!

Purista? talvez!

Na minha modesta opinião penso que hoje começa a ser difícil, encontrarmos receitas que sejam seguidas a 100% à risca, conforme as originais.

Não duvide que sempre que possível, virei aqui meter o "bedelho" e dar sugestões se for caso disso.

Agry White disse...

Como deve ter reparado, na primeira postagem afirmo:
É inevitável o aparecimento duma cozinha urbana que, inevitavelmente, mergulhará nas raízes da cozinha tradicional. Questionará os percursos e adaptar-se-à às novas realidades sócio-económicas. Será, neste caso, uma cozinha para elites? Não, necessariamente, se souber manter a mesma matriz cultural.
Penso que isto responde à sua questão. Tem alguma razão em falar de purismo mas repare no que escrevi atrás.
A questão para mim não sera propriamente a de manter intacta a receita original. O problema maior é desvirtuá-la. Bem, para não ser demasiado longo eu vou mesmo sugerir que se utilize a salsa.
Só mais uma coisa: tenho hesitado em postar algumas receitas porque as mesmas não se inserem na categoria de cozinha tradicional.
Poderei, obviamente, fazê-lo apelando para a referida cozinha urbana.
Volte sempre, a casa é sua como disse noutra ocasião

Anónimo disse...

Poderia dizer me se posso faze-lo com lagosta congelada?