COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


terça-feira, 18 de março de 2008

PASTEL COM DIABO DENTRO


Ingredientes:
Para a massa: ½ kg de batata doce; farinha de milho q.b.
Para o recheio: 250g de atum fresco ou de conserva; 1 cebola; 1 colher das de sopa, de azeite; 1 dente de alho; 6 vagens de piripiri; 1 golpe de vinagre ou limão; óleo de amendoim para fritar
Preparação:
1 - Coze-se a batata doce previamente descascada. Esmaga-se muito bem juntando-se pingos da água da cozedura. De seguida, vai-se adicionando farinha de milho até se conseguir a consistência semelhante à massa de rissóis
2 – Retiram-se bocadinhos desta massa que se estendem em cima dum pano molhado e espremido. Cortam-se rodelas que se recheiam com o atum refogado.
Fritam-se em óleo bem quente
3 – Corta-se o atum fresco em pedacinhos e tempera-se com sal, piripiri, dente de alho laminado e sumo de limão. Reserva-se.
4 – Deita-se cebola às rodelas num tacho com azeite. Junta-se tomate concassée (pelado e cortado aos cubinhos) e deixa-se apurar.
5 – À parte, fritam-se rapidamente os pedaços de atum. Retiram-se, salpicam-se com limão e adicionam-se ao refogado( ponto 4 )
Deixa-se apurar. Retiram-se e procede-se como no ponto 2)
Nota: Quando prontos, e com o lume forte, podem refrescar-se com vinho branco e deixam-se apurar.
Se usar atum em conserva, não use o limão

Sem comentários: