COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 30 de março de 2008

CAIPIRINHA

A história desta popular bebida se mistura com a história do Brasil. A cana, originária da Ásia, foi trazida ao país pelos portugueses, no início do Século XVI, e no interior do estado de São Paulo foram instalados os primeiros engenhos.
A importância da cachaça para a economia do país foi tanta que, até meados do século XVII, era usada como moeda na compra de escravos da África. Assim, os engenhos da época passaram a dividir a atenção entre o açúcar e a bebida
Depois da cerveja, a cachaça é a segunda bebida mais consumida no Brasil. São Paulo é o maior produtor de cachaça industrial e Minas Gerais o quarto produtor nacional, uma vez que sua especialidade é a produção de cachaça artesanal.

COMO FAZER UMA CAIPIRINHA

Ingredientes:
1 lima ; 5 colheres de açúcar refinado( ou mascavado); cachaça; gelo picado, à vontade
Preparação:
Descasque a lima, corte-a em quartos e retire a parte branca interna.
Num jarro, deite o açúcar e a lima. Com a ajuda de um pilão ou de uma colher de bar, triture. Junte então o gelo picado. No final adicione a cachaça e misture bem
Nota: algumas pessoas não gostam do sabor do sumo da casca da lima. Por isso, sugerimos que se descasque.
Para além desta receita, bem tradicional, existem inúmeras formas de preparar a caipirinha. Utiliza-se maracujá, banana,kiwi, laranja, cravinhos,gengibre,baunilha, mel, canela, hortelã, triple seco, licor de cerejas, etc.
Também se pode preparar com vodka (caipiroska) ou rum (caipiríssima)

Sem comentários: