COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


terça-feira, 25 de março de 2008

COZIDO À PORTUGUESA NO PÃO


Ingredientes:
0,5kg de carne de vaca(aba);0,5kg de ossos e aparas de carne; 1chouriço de carne;2chouriços de sangue; 2 farinheiras; 2 morcelas; 0,5kg de toucinho entremeado; 0,5kg de orelha; 0,5kg de cabeça de porco;0,5kg de chispe; 500g de entrecosto; 6 batatas;4 cenouras; 4 nabos; 1 couve portuguesa; 1 couve lombarda; 6 peras; hortelã; 1 galinha; 250 g de arroz; sal e pimenta em grão 6 pães de mistura grandes;
Preparação:
1 – Numa panela grande coze-se a carne de vaca com os ossos, as aparas de carne, o chouriço de carne e o toucinho. Quando estiverem cozidos tiram-se e, no mesmo caldo cozem-se os legumes todos, e as peras, reservando um pouco de caldo de carne.
2 – Coza as carnes de porco (orelheira e entrecosto) numa panela com água, uma cebola, alguns grãos de pimenta e sal.
3 –Num tacho, com água, sal e grãos de pimenta, coza a galinha.
4 – À parte, num outro tacho, coza os enchidos.
5 – Uma vez cozidas as carnes, corte-as em pedaços. Desosse o frango e corte-o também em pedaços. Corte os enchidos em rodelas.
6 – Utilize parte da água da cozedura da carne e das hortaliças para fazer o arroz. Três minutos antes de se completar a cozedura do arroz, junte cenoura ralada.
7 – Corta-se a parte de cima dos pães fazendo uma tampa, retira-se todo o miolo. Encha cada pão com uma camada de arroz, depois uma de hortaliças, batata, nabo e cenoura. Depois, as diversas carnes e, por último, os enchidos. Coloque a tampa em cada pão.
8 – Leve os pães a forno médio durante 10 a 15 minutos.
Na hora de servir rega-se o conteúdo dos pães com um pouco de caldo do cozido quente e perfumado de hortelã

Sem comentários: