COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 15 de março de 2008

MOAMBA DE GALINHA


Ingredientes:
1 galinha; 15 dendéns ( ou uma lata de moamba); 400g de abóbora carneira; 24 quiabos médios e tenros; 1dl de óleo de dendém; 2 cebolas; 3 dentes de alho alho; sal e gindungo (piripiri);8 dentes de alho, vinho branco e limão para a marinada
Preparação:
1 – Arranje e limpe muito bem a galinha. Corte-a, como habitualmente. Disponha-a num tabuleiro e esfregue-a com sal, alho e gindungo pisados. Coloque-a numa marinada de vinho branco e umas rodelas de limão.
2 – Cozem-se os dendéns. Logo que estejam cozidos, escorre-se a água e pisam-se para separar os caroços. Deita-se cerca de um litro de água morna, aos poucos, espreme-se bem e côa-se. Com esta operação fica-se com cerca de dois litros de moamba.
3 – Faça um refogado com óleo dendém, cebola e alho picados. Junte a galinha. Mexa e deixa aloirar um pouco.
4 – Adicione água e vá vigiando a cozedura. Se necessário, junte mais água para cozer evitando, no entanto, que a galinha coza demais.Misture-se a abóbora e metade dos quiabos
5 – Pronta, retire-a do tacho e deixe o molho apurar, reduzindo-o.
6 – Coza metade dos quiabos à parte, em água e sal. Retire-os inteiros e reserve-os
7 - Sirva com funge (de mandioca ou milho), e feijão com óleo de palma (dendém)

Sem comentários: