COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 22 de março de 2008

BIRYANE DE FRANGO


Ingredientes:
650g de peito de frango; 100g de manteiga ( ou óleo);2 cebola cortadas em meia-lua; 4 dentes de alho laminados; 1 folha de louro; 1 pau de canela; 6 cardomomos; 6 cravinhos; 2 colheres de chá de gengibre ( moído ou em pó); 2 colheres de chá de alhos moídos ( ou em pó); 1 colher de chá de açafrão-das-índias; 2 colheres de chá de cominhos moídos; 1 yogurte natural (125ml); 3 malaguetas picadinhas
Para o arroz:
700g de arroz ( 4 chávenas) basmáti;1 folha de louro;1 pau de canela; 1 colher de chá de cominhos
Antes do forno:
4 cebolas cortadas em meia-lua bem fritas em manteiga ou óleo; 4 raminhos de coentros frescos picados; 4 malaguetas verdes cortadas finamente; 1 pitada de pimenta; 1 colher de açafrão dissolvido em água; 4 cardomomos; sumo de 1( ½)limão
Preparação:
1 – Corte o frango em cubos de 2cm . Tempere com alho e gengibre pisado ( ou em pó) e sal. Reserve.
Ponha o arroz de molho em água fria por 30 minutos, depois escorra.
2 – Refogue a cebola, na manteiga (ou óleo). Junte a folha de louro, o pau de canela, os cravinhos e os cardomomos. Deixe fritar um pouco.
Adicione os cubos de frango, gengibre, alho, açafrão, coentro em pó, pó de cominhos, malaguetas e iogurte. Envolva tudo muito bem. Tape o tacho e deixe cozer em lume brando.
Retira-se o frango, aumenta-se a chama e deixa-se reduzir o molho.
3 – Entretanto, numa panela, disponha o arroz, sal folha de louro, canela e cominhos. Deixa-se cozinhar até meio da cozedura. Retira-se do lume e coa-se.
4 – Noutro recipiente dispõe-se uma camada de arroz, frango, cebola frita, coentros picados e malagueta. Prossegue-se ,por esta ordem, sendo a última camada de arroz. Por fim, deita-se cebola frita bem torrada, coentros picados, cardomomo e sumo de limão.
5 – Com o cabo de uma colher de cozinha, fazem-se 4 ou 5 buracos no arroz e, por les, verte-se o açafrão dissolvido em água, o molho do frango.
Leva-se a forno quente até cozer o arroz
6 – Sirva quente guarnecido com amêndoas e passas e acompanhado de raita e chetnins

2 comentários:

Koluki disse...

Esperando pela receita...
E tambem por receitas especiais para a Pascoa...

Bom fim de semana!

Agry White disse...

A receita segue dentro de momentos.
Bom fim de semana também para si.
Receio não dispor de tempo para forjar umas receitas para a Páscoa.