COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 2 de março de 2008

CAMARÕES FRITOS À MOÇAMBICANA



Ingredientes:1kg de camarões grandes; 4 dentes de alho; ½ colher de chá de piripiri; 1 limão grande; sal; óleo
Preparação:
1 - Corte a cabeça dos camarões pelo meio e as patas. Abra os camarões pelo meio da carapaça na parte posterior. Retire-lhes a tripa.
2 - Tempere com o piripiri, o sumo de limão e os dentes de alho pisados com o sal. Deixe ficar assim durante 2 horas.
3 - Frite depois os camarões em óleo bem quente. Junte o tempero dos camarões ao óleo de fritar Sirva – os com o molho resultante da fritura.
4 - Geralmente servem-se com batatas fritas. Sugiro que se sirvam com arroz de coco, arroz branco e mucuane ou chima e mucuane.

7 comentários:

JOSÉ disse...

Parabéns, mas agora fiquei com um apetite devorador,este blogue vai ameaçar a minha dieta.Um abraço,
José

Agry White disse...

Reduza as quantidades.rs. Já agora
beba menos uma cerveja por dia
Abraço

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Prezado Agry,

Esta de parabens pela pagina! So de olhar para o prato de camarao fiquei com agua na boca! Uma dica, se nao for ofensa!Penso que ficaria com mais agua na boca se o nome do blog fosse mais convencional. Assim do tipo 'pratos de paises de expressao portuguesa!' Usar o termo ex-colonias para mim e como chamar-me de 'filho de Araujo', ao inves de chamares-me directamente pelo meu nome! Manuel! E apenas uma sugestao de milhares que certeza recebera!

Um abraco, MA

Agry White disse...

Manuel de Araújo
É capaz de ter mesmo razão! A expressão ex-colónias pode sugerir que ainda não houve libertação do cordão umbilical.
Obrigado pela sugestão. Vou mesmo pensar nisso
Um abraço

Agry White disse...

M Araújo
Tomei uma decisão muito rapidamente, como pode confirmar
Abraço
Agry

jpt disse...

Já que se falou de nomes, e sem querer meter a colher em tacho alheio (quer-se dizer, neste blog é o que apetece), "navegando com os sabores" era o tempero certo. mas isso é o palato de cada um ...

Agry White disse...

JPT
Mantém-se a designação do Blog: Navegando com os Sabores. O que achei pertinente, e alterei, foi a expressão ex-colónias que substitui por países de lingua portuguesa. Em qualquer deles existem várias, como sabe, mas é suposto o português ser a lingua oficial