COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


terça-feira, 1 de abril de 2008

PEIXE À LUMBO


Ingredientes:
1 Kg de pargo; 500g de camarão descascado; 6 tomates; 2 pimentos verdes; 2 pimentos vermelhos; 3 cebolas; 8 dentes de alho; 1 ramo de salsa; 1 ramo de coentros; piri piri e sal q.b.; 2 colheres de azeite; leite de 1 coco ralado;
Preparação:
1 – Arranja-se o peixe, corta-se às postas e tempera-se com sal. Tempera-se, também, de sal, o camarão.
2 – Cortam-se todos os legumes em cubinhos. Temperam-se com sal e envolvem-se com o azeite.
3 – Num tacho, vai-se colocando uma parte dos legumes. Juntam-se os ramos de coentros e salsa.
Por cima dispõe-se o peixe e os camarões. Cobrem-se com os restantes legumes. Adiciona-se o leite de coco, reduz-se o lume e tapa-se o tacho.
4 – Rectificam-se os temperos e retira-se do lume. Serve-se com arroz

1 comentário:

Conceição Santos disse...

Desculpe...o que quer dizer com "leite de um coco ralado"?
A maioria das pessoas utiliza leite de coco. Claro que o leite de coco é feito de coco ralado, mas é complicado fazer o leite pois é feito com o saber dos povos (normalmente asiáticos) que culturalmente já nasceram e vivem dos pequenos lucros que a actividade de fazer o leite de coco lhes dá.
Uma coisa sei...para fazer um pouco de leite para confecionar este prato, será preciso mais que um coco ralado...
A maioria das pessoas pensa que o leite de coco está dentro do coco, o que não é verdade. Dentro do coco está uma das mais puras águas (que pode ser injetado diretamente nas veias em caso de necessidade, em substituição de soro)
Peixe à Lumbo...Lumbo uma pequena ilha ligada ao continente por uma ponte. Na minha investigação falei com algumas pessoas que residiram na zona e que acreditam que esta receita tem origem num pequeno hotel que havia (ou há) na ilha...
Sei de pessoas que quando não têm leite de coco, o fazem misturando um outro leite (vaca, cabra etc.)com o coco ralado, mas o sabor não fica igual.
Cumprimentos.
Conceição Santos