COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quarta-feira, 23 de abril de 2008

PEIXE AO SAL

O peixe envolto em sal, Peixe ao Sal, fica com a pele crocante e a carne húmida. O sal ajuda o peixe a reter a humidade e confere-lhe mais sabor.
Antes de assar, liberte-o das barbatanas, escamas e vísceras e limpe o peixe com papel absorvente (de cozinha).
Depois, proceda conforme as indicações que acompanham as imagens
Nota:Tempere a barriga do peixe com uma pitada de sal e pimenta e regue todo o peixe com sumo de limão. Introduza na barriga uma pasta feita com alhos e coentros (fac.). Para o acompanhamento dê largas à sua imaginação

Espalhe uma camada de 5cm de sal marinho no fundo de uma panela pesada. Arrume o peixe em cima e cubra com outra camada de sal (1,3Kg de sal dá para cobrir 900g de peixe como na foto.


Borrife água no sal. Asse o peixe a 220ºC por cerca de 30 minutos.



Quebre a camada de sal com um martelo pequeno. Retire o peixe, mantendo-o inteiro.Com uma escova retire o excesso de sal e sirva imediatamente.

Sem comentários: