COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sexta-feira, 25 de abril de 2008

CARIL DE CAMARÃO ( 1 a 5)


CARIL DE CAMARÃO (1)
Ingredientes:
100g de camarão descascado;1 coco ou 250 de coco ralado; ½ colher de chá de pó de açafrão-das-índias; ½ colher de chá de cominhos; 1 colher de chá de coentros; 6 dentes de alho; 1 colher de sopa ou mais de malagueta moída com água; 3 cebolas; ½ chávena de tamarindo ou 1 colher de sopa de bom vinagre; 1 pitada de açúcar; 2 malaguetas verdes; sal q.b.: 3 colheres das de sopa de óleo
Preparação:
1 - Rala-se o coco. Obtém-se o sumo grosso e reserva-se. No sumo ralo adiciona-se o açafrão-das-índias, os cominhos, os coentros e os alhos.
2 – Descasca-se o camarão, põe-se um bocado de sal e fica uns 10 minutos assim. Corta-se a cebola em meia lua e põe-se a refogar no óleo com uma pitada de açúcar e uma pitada de sal.
Assim que a cebola fique loira acrescenta-se a pasta da malagueta moída e mistura-se bem com uma colher de cozinha.
Quando a malagueta estiver bem tostada deita-se o sumo ralo e deixa-se cozer bem e engrossar um pouco.
3 – Lava-se muito bem o camarão, escorre-se e deita-se no caril. Quando cozido, deita-se a água de tamarindo ou o vinagre e deixa-se levantar duas fervuras.
Por último deita-se o sumo grosso e uma ou duas malaguetas verdes cortadas ao comprido e solans (fatias secas de manga). Ferve bem e cozinha até o óleo vir à superfície.
4 – o caril deve ser cozinhado sempre em panela aberta e, de preferência de barro.
Fonte: Cozinha indo-portuguesa de Maria Fernanda Noronha

CARIL DE CAMARÃO(2)
Ingredientes:
1kg de camarão;1,5 litro de leite de coco; 1 colher de chá de cominhos; 1 colher de chá de açafrão; 1 cebola grande; 4 dentes de alho; 1 pimenta(malagueta) verde; pimenta verde (pimentão) q.b; 2 colheres de sopa de coentros em grão;
Preparação:
1 – Com os alhos, os cominhos, os coentros o açafrão e a pimenta faça uma pasta consistente.
2 – Depois de lavados e limpos, deita os camarões num tacho, com a cebola cortada finamente e a pasta preparada com os temperos. Cubra tudo com o leite de coco e leve ao lume. Deixe cozer até engrossar.
3 – Pode ser acompanhado com Mucuane
FONTE: Sabores do Índico – Mª Fernanda Sampaio

CARIL DE CAMARÃO (3)
Ingredientes:
2 kg de camarão; 3 cocos; 2 cebolas; sal; 150g de tomate; açafrão; 2 malaguetas;
Preparação:
1 – Descascar o camarão; ralar o coco e extrair o leite.
2 – Dispor o camarão num tacho e juntar a cebola cortada às rodelas e o tomate aos cubos. Deixar cozer durante 5 minutos.
Juntar o leite, uma pitada de açafroa e duas malaguetas. Deixar cozer, em lume brando, durante uma hora
FONTE: Cozinha Tradicional de Moçambique – Paola Rolletta

CARIL DE CAMARÃO (4)
Ingredientes:
4 ou 5 dentes de alho; 1 colher de chá de cominhos; 1 bocado de açafrão; 1 coco para tirar o sumo (depois de ralado e pisado); 1 cebola grande; pimenta seca e vermelha q.b.; 1 pimenta verde; 1 kg de camarão;, 2 colheres de sopa de coentros em grão;
Preparação:
1 – Reduz-se, a uma pasta, ou pisam-se os seguintes temperos: alhos, cominhos, açafrão e as pimentas encarnadas.
2 – Corta-se a cebola fininha e deita-se na panela com o camarão e os temperos moídos, tudo com o leite de coco.
Cozer até engrossar.
FONTE: Cozinha Moçambicana – Fundo de Turismo (1975)

CARIL DE CAMARÃO (5)
Ingredientes:
2kg de camarão; sal q.b.; 1 l de leite; 3 cebolas médias; 4 dentes de alho; 3 tomates maduros; 2,5 dl de óleo; 100g de coco ralado; 3 dl de leite de coco; canela; 1 colher das de sobremesa, de gengibre fresco ralado;; 6 malaguetas; 2 colheres, das de sopa, de curcuma (açafrão da Índia); sumo de ½ limão;
Garam masala
4 colheres das de chá de sementes de cardamomo; 2 pedaços de canela em pau moidos, 2 colheres de chá de cravos inteiros; 4 colheres de chá de pimenta em grão preta; 3 colheres das de sopa de sementes de cominho, 3 colheres de sopa de sementes de coentro
Preparação:
1 – Prepara-se o garam masala:
Põem-se as especiarias numa frigideira grossa e aloura-se, em fogo médio, por 5-10 minutos,
Deixam-se esfriar e trituram-se até se obter um pó
2 – Descasca-se e limpa-se o camarão e reserva-se.
3 –Metem-se as cascas em água a ferver bem temperada de sal e, assim que voltar a entrar em ebulição, escorrem-se e levam-se novamente ao lume com o leite.
Deixa-se ferver uns minutos. Desfaz-se o mais possível com uma varinha mágica e passa-se por um coador.
4 – Extrai-se o leite de coco
5 – Põe-se um tacho ao lume com o óleo a cebola cortada finamente, os alhos e o gengibre picados. Depois de apurado, junta-se, e envolve-se, o garam masala , o açafrão e o coco ralado. Mexe-se e adiciona-se o tomate.
Quando o refogado começar a secar junta-se o leite onde se cozeram as cascas de camarão,
baixa-se o lume e fica a fervilhar
Tritura-se com a varinha e passa-se por um coador.
6 – Volta a lume muito brando, junta-se o leite de coco e deixa-se apurar. Rectificam-se os temperos
6 – Pouco antes de servir, adiciona-se o camarão e, depois de começar a ferver, contam-se apenas dois minutos. À parte, mistura-se o sumo de limão com um pouco do caril diluído bem. A seguir junta-se ao tacho.
7 – Serve-se com arroz branco, bem solto.
Nota: Se preferir simplificar a confecção, não coza as cascas de camarão. Por outro lado, e ainda para facilitar, pode optar por comprar um frasco de leite de coco e o uma embalagem de garam masala, à venda nas lojas de especiarias orientais.
Este molho pode-se reservar no frigorifico ou até congelar, para posteriores utilizações

Sem comentários: