COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


terça-feira, 8 de abril de 2008

FRANGO EM MOLHO DE AMENDOIM


Ingredientes:
1 frango médio; 500g de amendoim sem película; 0,5 dl de óleo de amendoim; 1 cebola média; 2 dentes de alho; 4 tomates maduros; sal, pimenta e piripiri q.b.
Preparação:
1 - Pila-se o amendoim até o reduzir a pó. Dissolve-se em água morna. Para conseguir melhores resultados, utiliza a varinha mágica. A seguir passa-se por um coador fino.
2 – Faz-se um refogado com o óleo a cebola e o alho picados. Junta-se o tomate e deixa-se apurar.
3 – Junta-se o frango cortado como habitualmente. Espevita-se o lume para corar um pouco o frango. Rectificam-se os temperos e junta-se piripiri.
4 – Adiciona-se o leite de amendoim e deixa-se cozer em lume brando. Estando o frango pronto, retira-se e reduz-se o molho para ficar um pouco mais consistente. Junta-se de novo o frango ao molho e rectificam-se os temperos.
5 – Serve-se com arroz ou chima

4 comentários:

micas disse...

Ora então vamos lá a saber. O amendoim a pilar é o verde ou pode-se usar o torrado? No caso de ser o verde será que se pode comprar já o dito moído?

Kanimambo amigo

Agry White disse...

Vamos lá, então!
Na cozinha angolana ou guineense, e até a brasileira, utiliza-se o amendoim torrado. No nosso caso,
as regras dizem-nos que devemos usar o amendoim cru, sem película.
Se consultar a mathapa, verá que o preparado obtém-se com o recurso a este amendoim. A quizaca, por seu turno, exige-nos o torrado. Ficam igualmente bem mas o paladar é diferente. E mais não digo
Ah..o amendoim, por estes lados, arranja-se em imensos sítios. Se tem dificuldade, é só indicar a morada que eu lho envio pelo correio. Entre Peniche e Caldas da Rainha, um pouco por aí?
Disponha sempre

micas disse...

Muito obrigada pela sua explicação.

Se me disser que já existe a farinha de amendoim à venda ou o amendoim cru ( que não se consegue arranjar por estas bandas), pedirei que me tragam de Lisboa, senão....aceitarei a sua oferta.
A internet hoje é um "bufo" enorme, mas é isso mesmo, acertou!
Um beijinho

Agry White disse...

E nós não passamos de aprendizes de feiticeiros! Os internautas cuscos...cuidado com eles! Descobrem o que comemos ao almoço.
Não existe amendoim em pó, acabava por perder qualidades. Na R. do Arsenal, na Praça da Ribeira, no C.C. do M. Moniz, entre outros, é tiro e queda: amendoim e companhia.
Como achar melhor
Beijinho