COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 5 de abril de 2008

PASTÉIS DE ATUM

Ingredientes:
3 batatas aos quartos; 30g de manteiga; 1 cebola, finamente picada; 1 dente de alho esmagado; 1 pimento encarnado, finamente picado; 415g de atum enlatado; 1 ovo batido; 2 colheres de sopa de sumo de limão; 3 colheres de sopa de salsa fresca picada; ¼ de chávena (30g) de farinha;; 1 chávena (100g) de pão ralado; 1 ovo ligeiramente batido (adicional); 2 colheres de sopa de leite; óleo para fritar
Preparação:
1 – Coza as batatas durante 8-10 minutos. Escorra-as e mexa-as em lime médio, esmagando-as em seguida. Deixe arrefecer.
2 – Derreta a manteiga numa frigideira, junte-lhe a cebola e o alho e mexa em lume médio durante 5 minutos ou até amolecerem.
3 – Escorra o atum, coloque-o numa tigela e desfaça-o em lascas com um garfo. Junte a batata, o ovo batido, o preparado com a cebola, o sumo de limão e a salsa.
4 – Ponha a farinha num prato fundo e o pão ralado noutro. Misture o ovo batido e o leite numa tigela.
Molde o preparado em 8 pastéis, passe pela farinha e pelo ovo com leite. Por fim passe pelo pão ralado. Coloque numa travessa. ,olde novamente se necessário, cubra e leve ao frigorifico durante 30 minutos.
5 – Aqueça 3 colheres de sopa de óleo numa frigideira, em lume médio, e frite os pastéis durante 2-3 minutos de cada lado, até ficar dourados. Escorra e sirva quente.
Nota: Em substituição do atum pode utilizar outro peixe enlatado

Sem comentários: