
Para a massa:
250g de farinha s/ fermento; 4 colheres de manteiga; água,sal e óleo para fritar
Polme:
1 colher de sopa de farinha; 2 colheres de sopa de água
Recheio:
1 cebola média;0,5dl de óleo; 1 dente de alho; 10g de gengibre fresco; 1 colher de açafrão; 250g de carne moída; 1 raminho de coentros; sumo de limão e sal
Preparação:
1 - Leve ao lume o óleo com a cebola, e os dentes de alho picados até alourar. Junta-se o gengibre laminado, o açafrão e a carne. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Rectifique os temperos, junte coentros picados e retire do lume
2 – Numa tigela deita-se a farinha com o sal e a manteiga(ou óleo).Mexe-se até a farinha absorver a gordura. Adiciona-se água(morna) suficiente para amassar até obter uma massa dura e maleável.
3 – Retiram-se bocadinhos de massa e com cada um forma-se uma bola que se estende com o rolo numa superfície enfarinhada. Coloque uma chapa lisa a aquecer e disponha as folhas de massa. Vire-as com a espátula.
Retire e corte em rectângulos.
4 - Faça o polme, misturando bem a farinha com a água.Coloque um pouco de recheio numa das pontas da massa e dobre em forma de triângulo.Feche a última volta com o polme.
Aqueça o óleo numa frigideira a 180ª, ou até um cubo de pão deitado no óleo dourar em 15 segundos. Frite as chamussas em lume médio até estarem douradas dos dois lados.Escorra-as sobre papel absorvente.
2 comentários:
Finalmente a boa cozinha goesa!
Há muitas variações desta receita, mas todas são deliciosas.
Um abraço bem temperado!
A cozinha goesa integrou, desde sempre, os projectos deste Blogue.
As coisas, por vezes, mavegam à velocidade de cruzeiro porque o comandante-marinheiro-cozinheiro não dispõe de todo o tempo do mundo.
Forte abraço
Enviar um comentário