COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 11 de outubro de 2008

BACALHAU O FIEL AMIGO


"Os portugueses apreciam sobretudo o bacalhau salgado e é conservado sob esta forma que o consideram o seu fiel amigo. O bacalhau salgado, antes de se sujeitar a qualquer das preparações, tem que ser bem demolhado para lhe retirar o excesso de sal.Para postas altas,o tempo de dessalagem deve ser de 48 horas; para o bacalhau mais comum, o tempo recomendado é de 24 horas. O bacalhau é posto num recipiente grande com água, ficando a pele virada para cima. Recomenda-se ainda, para facilitar o depósito de sal no fundo, que as postas de bacalhau sejam colocadas sobre uma rede no fundo do recipiente.A água deve ser mudada várias vezes.
O bacalhau demolhado pode ser guardado no frigorifico durante 2 dias e no congelador do frigorifico durante 1 semana.
Em relação ao bacalhau cozido, por exemplo, não deve cozer nem em muita água nem a ferver em cachão, para evitar que fique seco" (Mª Lurdes Modesto in Receitas Escolhidas)

1 comentário:

Anónimo disse...

Bacalhau, realmente, o meu fiel amigo! Adoro bacalhau... o meu favorito e "A Gomes de Sa" e "Bacalhau a Bras", mas bacalhau, é sempre bacalhau, sempre saboroso, sempre o amigo saudoso.