COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 12 de outubro de 2008

BACALHAU ASSADO COM BATATAS A MURRO

Ingredientes:
4 postas de bacalhau grosso de muito boa qualidade; 2dl de azeite; 1kg de batatas; 2 ovos; 1 molho de grelos;cebola; azeitonas ;4 dentes de alho; sal
Preparação:
1 - Ponha o bacalhau de molho durante 48 horas. Escorra e seque as postas num pano.
Asse o bacalhau nas brasas de carvão ardido, tendo o cuidado de o voltar. À parte leve um tacho ao lume com o azeite e os alhos cortados em bocadinhos e deixe aquecer.
2 - Quando o bacalhau estiver assado, tire-o das brasas e desfaça-o em lascas. Meta-as no azeite, dirante algum tempo para amaciarem.
3 - Lave as batatas com a casca e leve-as assar, inteiras, no forno.Quando estiverem assadas, esborrache-as com a mão, apertando-as, e deite em cada abertura uma pitada de sal refinado. Recorde a confecção das batatas aqui
4 - Coloque o bacalhau no centro do prato de serviço, de preferência de barro, e à volta disponha as batatas. Nos intervalos introduza grelos cozidos e previamente salteados em azeite e temperados com uma ponta de alho. Enfeite com rodelas de ovo cozido, rodelas de cebolae algumas azeitonas. Regue o bacalhau com o azeite, onde esteve a amolecer.

NOTA: Se preferir, pode confeccionar o bacalhau de coentrada. Veja aqui e substitua as lulas por bacalhau.

Sem comentários: