COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

GASTRONOMIA MOLECULAR


Estudar os processos químicos e físicos que ocorriam durante o aparente acto banal de cozinhar deu origem a um movimento que aproximou um físico da Universidade de Oxford, Nicholas Kurt, e um químico francês na perspectiva de que muitos dos truques de cozinha, resultantes de uma aproximação empírica ao longo de séculos, podiam ser explicados cientificamente com base na composição dos alimentos e alterações físicas e químicas que ocorriam na sua preparação.
Nasceu assim a Gastronomia Molecular, um ramo das ciências que trata dos alimentos.
Porque se batem teimosamente as claras e não ficam em castelo? Porque é uma mousse de chocolate mais cremosa do que outra? Porque azeda o vinho ou porque combina melhor com uns pratos do que com outros? Estas e outras questões do nosso quotidiano constituem motivo de estudo da Gastronomia Molecular, um ramo das ciências que trata dos alimentos. Cientistas aliam-se a Chefes de Cozinha e a parceria dá frutos preciosos para aperfeiçoar criações e para antever a reacção entre os alimentos. Confira aqui

RECEITAS DE NATAL

Nos próximos dias colocaremos aqui algumas receitas de Natal

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

CONGRESSO NACIONAL DOS PROFISSIONAIS DE COZINHA



Cumpridas quatro edições, o Congresso Nacional dos Profissionais de Cozinha (CNC) afirma-se definitivamente como o momento central de discussão, partilha e evolução da cozinha portuguesa.
Um ramo de ervas frescas na mão de dezenas de pessoas. Braços esticados e um aceno de despedida. Um aroma campestre a invadir a sala. Um momento quase mágico de tão simples, promovido por um cozinheiro alentejano. …Continue a ler
aqui