COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 21 de dezembro de 2008

SUGESTÕES PARA O NATAL

BOLOS E DOCES
Bolo rei
Sangria de cerveja preta
Licores Vários
Refrescos de coco

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo, voce quer nos matar, com tanta coisa boa... mas porque, meu Deus? Olhe, tenho mesmo de olhar pela linha, antes que seja descartada... mas vou experimentar muitos das suas receitas, embora conheca muitas delas em outras versoes, mas sou muito curiosa e amante da cozinha... cuidado com a linha... Esta de parabens e admiro muito homens que se interessem pela gastronomia. Gloria de Matos

AGRY disse...

Amiga
Ninguém fica indiferente a comentários tão simpáticos como os que produziu nesta visita, suponho que a primeira. Devo confessar que é sempre útil ouvirmos ( ou lermos) a opinião de quem nos visita. Por outro lado, isto cria-nos mais responsabilidades na medida em procuramos evitar desiludir quem gosta (ou gostou) do blogue.
Volte sempre
Abraço