COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 4 de maio de 2008

VINDALHO (OU VINDALOO) DE PORCO


Ingredientes:
1kg de carne de porco cortada em cubos; 1 colher de sopa de sal; 3 colheres de sopa de vinagre; 3 colheres de sopa de amtan mirem; 3 cebolas grandes picadas; 1 bola de tamarindo do tamanho de um ovo; açúcar q.b.; 2 colheres de sopa de óleo
Preparação:
1 - Corta-se a carne em cubos, tempera-se com sal e vinagre. Fica assim umas duas horas. Num tacho põe-se 2 colheres de sopa de óleo e deixa-se ferver.
Retira-se a carne da marinada, espreme-se e frita-se no óleo quente. Depois de bem frita, retira-se com uma escumadeira e reserva-se.
2 - No óleo da fritura, refoga-se a cebola até ficar bem loira. Junta-se o tempero (amtan miren) e mistura-se bem.
Depois de bem frito, deita-se o açúcar, a carne, a marinada, água de tamarindo e deixa-se cozer com o tacho tapado. Se necessário, adiciona-se mais água.
Depois da carne amolecer, deixa-se o tacho aberto para concentar o molho.
3 - Serve-se quente com arroz, em prato fundo, polvilhado com coentros picados. quente com arroz
Nota: água de tamarindo e amtan miren
água de tamarindo:
numa tigela dispõe-se uma bola de tamarindo do tamanho duma noz e água suficiente para cobrir e vai-se amassando até sair toda a parte castanha do tamarindo. Passa-se esta água pelo passador antes de usar. Deita-se fora a parte branca e dura.
amtan miren:
150g de malaguetas secas; 1 cabeça de alhos; 30g de gengibre; 30g de açafrão-das-índias; 1 colher de sopa de cominhos; 10 cravinhos; 30g de canela; 1 bola de tamarindo; 3 colheres de sopa de açúcar; 1 colher de chá de sal; vinagre q.b.
preparação
moi-se tudo finamente, com o vinagre, de forma a obter uma pasta. Mete-se em frascos e conserva-se no frigorifico. Como alternativa, depois de colocar o tempero no frasco, põe-se vinagre a cobrir a mistura. Entre o tempero e a tampa do frasco deve haver cerca de um dedo de vinagre

1 comentário:

Anónimo disse...

Devo dizer que está é a melhor receita de vindalho que já provei!
È a mais identica a que como no restaurante zuari em lisboa