COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


segunda-feira, 19 de maio de 2008

FRANGO TANDOORI


Ingredientes:
4 coxas e sobre coxa de frango, juntas e sem pele; 3 colheres de chá de sumo de lima; sal; 1 cebola pequena; 3 colheres de chá de tandoori masala ; 2 colheres de garam masala; 1 pedaço de 2,5 cm de gengibre fresco ralado; 315 ml 1 ¼ de chávena) de iogurte natural, cinhas de lima e folhas de coentro para guarnecer.
Preparação:
1 – Lave os pedaços de frango e seque com toalha de papel, depois risque a carne 2 ou 3 vezes
2 – Ponha o frango numa travessa não metálica. Salpique com sumo de lima e sal e reserve.
Ponha a cebola os masalas, o gengibre, o sal e o iogurte num liquidificador ou processador de alimentos ajustado cm uma lâmina de metal e processe até ficar um creme liso e espumoso. Despeje sobre o frango e tape.
Deixe marinar em lugar fresco por 6 horas ou de um dia para o outro
3 – Pré aqueça o forno (+-200ºC. – ponto6). Escorra o excesso da marinada do frango e ponha-o numa assadeira.
Cozinhe por 25-3º minutos, até estar macio e bem dourado. Sirva quente, guarnecido com cunhas de lima e folhas de coentro.
Nota: Se preferir, use um frango inteiro de 1,5 kg e cozinhe por 1 ¼ 1 ½ horas oui até os sucos saírem claros

Sem comentários: