COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quinta-feira, 15 de maio de 2008

SOPA DE MILHO E CARANGUEJO


Ingredientes:
1 ½ colher de sopa de óleo;5 dentes de alho picados; 6 chalotas ( ou cebolinhas) picadas; 1 colher de gengibre fresco ralado; 1l de caldo de galinha; 1 chávena( 250ml) de leite de coco; 2 ½ chávenas (375g) de milho (cozido); 340 g de carne de caranguejo; 2 colheres de sopa de sumo de lima; 1 colher de chá de açúcar mascavado; folhas de coentro frescas para guarnecer.
Preparação:
1 – Aqueça o óleo numa caçarola grande.Adicione o alho, a chalota, o gengibre, e leve a lume brando, mexendo durante 2 minutos.
2 – Junte o caldo e o leite de coco à caçarola e deixe levantar fervura: Adicione o milho e deixe cozer durante 2 minutos.
3 – Junte a carne do caranguejo, o sumo de lima e o açúcar e mexa. Tempere com sal e pimenta e sirva de imediato, guarnecido com folhas de coentro e, se gostar, fatias de malagueta.
Nota: Como variante, bata dois ovos com 2 colheres de sopa de água e misture na sopa antes de servir.
Pode utilizar milho congelado, à venda em qualquer supermercado (nas cidades, claro!)

Sem comentários: