COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sexta-feira, 31 de outubro de 2008

SALADA DE PEIXE E MANGAS


Ingredientes para 10 pessoas:
2,5kg de garoupa, corvina, pescada ou bacalhau fresco; 2,5dl de vinho branco; 1 cebola; 1 cenoura; 1 alho porro pequeno, 1 l de água; 1 ramo de salsa; 1 folha de louro pequena; 1 pitada de sal; 6 grãos de pimenta preta; 125 g de maionese; 1 colher de sopa de sumo de limão; 1 pitada de açúcar; 2,5 dl de natas; 500g de amêndoa de caju ; 4 mangas maduras
Preparação:
1 - Cortar o peixe em pedaços grandes. Cortar a cebola, a cenoura e o alho-porro às rodelas.
2 - Pôr a ferver numa caçarola grande a água com o vinho, os vegetais. a salsa e a folha de louro, deixando cozer durante um quarto de hora.
3 - Juntar sal e os grãos de pimenta, deitando então os pedaços de peixe e continuar a cozer durante um quarto de hora a vinte minutos.
4 - Misturar a maionese com o limão e o açúcar. Bater bem as natas e adicionar.
5 - Picar as amêndoas de caju, descascar as mangas e cortar em gomos finos. Retirar o peixe do caldo, deixar arrefecer, retirar as espinhas e partir em pedaços, distribuindo-o mum prato deservir, alternadamente com os gomos de manga.
6 - Deitar no centro o molho grosso e polvilhar com as amêndoas de caju raladas. Deixar arrefecer meia hora

1 comentário:

Avid disse...

E a epoca das mangas comecou hehehe... M'bora experimentar...
Bjs meus