COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 4 de outubro de 2008

GRATINADO DE CAMARÕES E PÊRA-ABACATE

Ingredientes (2 pessoas):
350g de camarão;sal; sumo de meio limão;pimenta branca; recém-moída; e pitada de pimenta-de-caiena (piripiri em pó); 1 pera abacate madura; 50g de queijo cremoso; 1 colher de chá de manteiga amolecida; umas folhinhas de salsa para decorar
Preparação:
1 - Coza o marisco em água salgada durante 1 minuto. Escorra-o, deixe arrefecer e descasque-o.Elimine o intestino. Borife o marisco com sumo de limão, tempere com sal e ambas as pimentas.
2 - Corte a pêra abacate ao meio, no sentido do comprimento, depois de a descascar. Retire-lhe o caroço. Com um garfo esmague a polpa e misture-a com o queijo. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
3 - Unte um prato de forno ligeiramente com manteiga. Coloque os mariscos no fundo do prato e cubra-os com o creme de abacate.
4 - Leve-o a gratinar. Se o fizer no grelhador, o prato ficará com uma linda cor dourada em cerca de 4 minutos.
Se não possuir grelhador (ou gratinador) meta-o no forno durante cerca de 8 minutos em lume médio
5 - Sirva o prato acompanhado de pão branco ( que poderá aquecer no forno para ficar mais estaladiço) e de uma salada de tomate e pepino

Sem comentários: