COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PEIXE COM CITRINOS E MOLHO DE ABACATE

Ingredientes:
4 postas de peixe(pargo, corvina, peixe-serra) com cerca de 185g cada; 3 colheres de chá de raspa de laranja; 3 colheres de chá de raspa de limão; 1 colher de sopa de sumo de lima; 2 colheres de sopa de azeite
Molho de abacate:
1 malagueta vermelha pequena; 1 1/2 colheres de chá de cominhos moidos; 1 abacate grande finamente picado; 1 cebola vermelha muito finamente picada; 2 colheres de chá de sumo de limão; 2 colheres de chá de azeite.
Preparação:
1 - Coloque o peixe num prato fundo, não metálico.Numa tigela, misture a raspa de laranja e de limão, o sumo de lima e o azeite e tempere com pimenta preta moida na altura.Deite sobre o peixe e deixe a marinar durante cerca de 5 minutos.
2 - Unte ligeiramente uma grelha e grelhe o peixe durante 3-5 minutos de cada lado, ou até estar ligeiramente dourado.
3 - Para o molho de abacate, retire as sementes da malagueta e pique-a finamente. Numa frigideira, salteie os cominhos durante 40 segundos.Misture-os com o abacate, a cebola, a malagueta, o sumo de limão e o azeite.
4 - Sirva as postas de peixe com o molho de abacate. Pode acompanhar com tomates-cereja, cortados ao meio e grelhados e batatas doces cozidas a vapor e/ou mandioca assada.
Nota: Prepare o molho de abacate perto da hora de servir para não descolorar. Se o preferir um pouco mais picante, não retire as sementes à malagueta

Sem comentários: