COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SALADA DE MILHO COM FRANGO


Ingredientes: 400g de peito assado; 1 pimento verde ou vermelho grande;1 maçã ácida; 2 colheres de sumo de limão; 400g de milho doce; 4 colheres de sumo de toranja:1/2 colherzinha de sal; 1/2 colherzinha de açúcar; 2 colheres de óleo de milho; alguns raminhos de cebolinho
Preparação:
1 - Asse o peito de frango ou aproveite um resto de frango.Retire a pele e os ossos, e corte a carne em fatias bastante grossas
2 - Corte o pimento ao meio, ao comprido, e elimine as peles brancas e sementes antes de o lavar e secar. Corte-o em tiras e depois em cubos.
3 - Lave e seque a maçã, mas não a descasque se a pele estiver perfeita.Corte em quatro, elimine o centro e corte-a em cubos.Regue imediatamente com 1 colher de sumo de limão para não escurecer.
4 - Misture numa saladeira o milho com metade do líquido da conserva, a maçã, o pimento e o frango
5 - Bata o sumo de limão restante com o sumo de toranja, o sal e o açúcar e por fim o óleo
6 - Prove o tempero; não deve ficar demasiado ácido.Tempere a salada mexendo com cuidado.
7 - Lave e seque o cebolinho, corte-o em anéis finos com uma tesoura. Espalhe-o sobre a salada no momento de servir

Sem comentários: