COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 25 de outubro de 2008

MOUSSE DE CHOCOLATE


Ingredientes:
100g de chocolate amargo de boa qualidade;1 colher de sopa de manteiga;2 ovos; 1 colher de sopa de açúcar;1 pitada de sal; 1,2dl de natas espessas; 1 colher de açúcar de pasteleiro (em pó);
Preparação:
1 - Ponha o chocolate cortado em pedaços e a manteiga num tacho pequeno
2 - Prepare o banho-maria. Para isso encha uma caçarola mais larga e não muito mais alta com uma quantidade de água que não entre no tacho quando o colocar dentro. Ponha a ferver
3 - Ponha o tacho em banho-maria. A água deve ferver suavemente, e não em cachão. Convém ter à mão um copo de água fria. Se a água do banho-maria começar a ferver, deite um copo de água-fria. O chocolate e a manteiga derreter-se-ão lentamente no banho-maria. Meza de vez em quando.
4 - Separe as claras das gemas. Para isso parta os ovos com cuidado, recolha a gema numa metade e deixe cair a clara numa tigela.
5 - Bata as gemas juntamente com o açúcar até ficarem espumosas.
6 - Bata as claras em castelo juntamente com o sal, com força.
7 - Bata as natas juntamente com o açúcar de pasteleiro.
8 - Tire o chocolate derretido do banho-maria e misture-o com a gemada (gemas batidas)
9 - Misture cuidadosamente esta mistura (ou preparo) e as claras em castelo. Incorpore esta mistura de baixo para cima no creme de chocolate (chocolate e gemada)
10 - Passe por água fria uma tigela ou as taças individuais onde vai servir a mousse. Encha-as com a mousse e guarde-as no frigorifico até que fiquem consistentes

OUTRA VERSÃO
Ingredientes:
8 paus (tiras) de chocolate em barra ; 8 ovos; 8 colheres de açúcar; 4 colheres de manteiga
Preparação:
1 - Em banho-maria, derreta o chocolate com a manteiga
2 - Bata as gemas com o açúcar, até obter uma massa fofa, homogénea e esbranquiçada.
3 - Junte o chocolate derretido, batendo bem
4 - Bata as claras em castelo firme e junte ao preparado anterior
5 - Deite a mousse em taças e leve ao frigorifico
AINDA OUTRA VERSÃO( TRABALHOSA)
Ingredientes(para 8 pessoas):
100g de chocolate amargo;100g de chocolate extrafino;100g de manteiga; 6 ovos; 2 colheres de raspa de laranja; 3 colheres de Grand Marnier (ou outro licor de laranja ou de café); 1 pitada de sal; 2 colheres de açúcar pasteleiro ( glacê ou em pó); 1,25 dl de natas espessas
Preparação:
1 – Parta o chocolate em pedaços e deixe-o derreter com uma colher de água em banho-maria. Adicione-lhe a manteiga em nozes e mexa até ficarem bem ligados.
2 – Mantenha o chocolate quente no banho-maria.
3 – Separe as gemas das claras. Bata as primeiras com uma colher de água em banho-maria. Mistura a raspa de laranja, o licor e o chocolate com as gemas.
4 – Bata as claras em castelo com o sal. Peneire o açúcar glacê sobre as natas, bata-o até ficar firme e adicione-o com as claras batidas à mistura de chocolate
5 – Deixe a mousse solidificar no frigorifico durante 5 horas aproximadamente

6 comentários:

Yndongah disse...

ohh quanta agua na boca!!!
Vou roubar algumas rceitas daqui para o vskt.
Bom fim de semana

Agry White disse...

Olá Yndongah
Sirva-se, sff. Encontrou alguma coisa do seu agrado?
Também para si,um
Bom fim de semana

Ximbitane disse...

HUMMM§ Que delicioso pecado! Adorooo e obrigada pela sugestao

Agry White disse...

Ximbitane
Devo interpretar que já teve a oportuunidade de testar esta receita?

Ximbitane disse...

Ainda nao, mas esta na minha lista de pecados a cometer...

Anónimo disse...

Estava procurando uma receita semelhante pelo Natal, pena que deparei com esta so agora, mas irei experimentar uma das versoes. Gosto muito da apresentacao das suas receitas e acho-as de facil execucao, mesmo para principiantes. Um abraco e siga sempre em frente!