COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 11 de outubro de 2008

BOLO-REI

Ingredientes:
650g de farinha de trigo;40 g de fermento de padeiro ou 20 g de fermento orgânico; 150 g de manteiga ou margarina; 1 50 g açúcar; 150g de frutas cristalizadas; 125g de frutas secas; 4 ovos,1/4 de limão; ¼ de laranja; 1dl de rum ou licor; gema de ovo; amêndoas picadas; geleia
Preparação:
1 – Coloque sobre a pedra da mesa 150g de farinha. Abra uma cavidade no meio e ponha dentro o fermento desfeito em 1dl de água morna.Misture com a farinha e forme uma bola.
2 – Faça à superfície dois golpes em cruz e deixe a massa levedar durante 15 minutos.
3 – Ponha a restante farinha (5oog) sobre a mesa, abra uma cavidade no meio e ponha dentro a margarina, o açúcar e as raspas das cascas do limão e laranja. Trabalhe estes ingredientes até ficarem em creme.
4 – Junte os ovos, um a um e em seguida a massa com o fermento. Amasse e se a consistência ficar demasiado dura, adicione um pouco de leite.
5 – Depois destes ingredientes bem amassados, junte o rum e incorpore-o bem na massa.
6 – Misture as frutas previamente picadas, e volte a amassar, formando uma bola.
7 – Ponha a massa dentro de uma tigela polvilhada com farinha, tape-a com um pano e deixe levedar durante 5 horas.
8 – Divide a massa conforme o tamanho dos bolos que deseja fazer, forme bolas com os bocados de massa e abra um buraco ao meio, em forma de circulo.
9 – Coloque os bolos em tabuleiros untados com margarina e deixe levedar durante mais uma hora, a uma temperatura de 25º-30º.
10 – Pincele os bolos com gema de ovo e enfeite-os com frutas cristalizadas, amêndoas picadas e quadradinhos de açúcar. Leve a cozer em forno médio
11 – Depois dos bolos cozidos, pincele as frutas com geleia

1 comentário:

Anónimo disse...

Voce parece que adivinha ou le o meu pensamento... quase todas as receitas publicadas sao dos meus pratos favoritos, tambem reparei que sao bem compiladas, se experimentarmos as mesmas, nao iremos sofrer experiencias desastrosas. Esta de parabens, continue em frente...