COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

QUIABO COM CARNE PICADINHA


Sabores com Raízes Nacionais

No Brasil do início do século XX, a culinária, muitas vezes de mãos dadas com a literatura, delineou o imaginário e ajudou a moldar o que se convencionou chamar de identidade nacional. Nesse contexto, Monteiro Lobato era a voz do interior, que buscava o gostinho das raízes nacionais. Paulista de Taubaté, conservou o gosto pela comida caipira, que aparece em constantes referências em seus textos.
(Também Eça de Queiroz nos fala dos prazeres da mesa. A isto voltaremos quando falarmos de cozinha portuguesa)
Quiabo com Carne Picadinha



Ingredientes:
½ kg de quiabo; ½ kg de carne picada; 2 tomates; ramo-de-cheiros; 1 folha de louro; 2 dentes de alho esmagados; e1 colher de sopa de cebola picadinha; sal e pimenta
Preparação:
1 – Numa panela, refogue a carne com os temperos, o sal e o tomate sem pele e picado.
2 – Entretanto, lave os quiabos e corte as extremidades.
3 – Para tirar a viscosidade dos quiabos, ponha-os de molho em água com um pouco de vinagre e sal; em seguida, dê uma fervura rápida nessa mesma água.
4 – Escorra e coloque os quiabos na panela do refogado de carne para que fervam juntos, amolecendo e tomando gosto. Deve ficar com um pouco de molho.
5 – Sirva com angu de fuba (farinha de arroz, milho ou mandioca)

NOTA:Os quiabos, sendo grandes, podem ser cortados ao meio, antes de dar a fervura com água. O limão faz o mesmo efeito do vinagre

Sem comentários: