COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 9 de maio de 2009

MORCELA ASSADA COM CHUTNEY DE MANGA


Ingredientes:
2 morcelas; azeite. Para o Chutney:1 noz de manteiga; 100g de manteiga em cubos; 100g de maçã Granny Smith em cubos;1c.(café) de gengibre picado;1c.(sopa) de açúcar; vinagre de cidra q.b.
Preparação do chutney:
Derreta a manteiga num tacho e acrescente as frutas em cubos e o gengibre picado.Mantendo sempre em lume brando, junte o açúcar e o vinagre.Deixe cozinhar até a manga começar a desfazer-se e a maçã a amolecer. Se desejar acrescente um pouco mais de vinagre. Deixe arrefecer. Sirva quente ou frio.
Preparação da morcela
1 - Salteie a morcela detodos os lados numa frigideira antiaderente com um fio de azeite. Retire e leve ao forno pré-aquecido, a 160º.Acompanhe de imediato com o chutney de manga.

NOTA:Receita do Chefe, português, José Avilez

Sem comentários: