COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 31 de maio de 2009

ABACATE COM LAGOSTA À MODA DA MÃE


Ingredientes:
4 abacates; 1 lgosta média; 1 limão;1 colher de sopa de mostarda;gelo moído q.b.
Preparação:
1 - Cortam-se aos abacates ao meio no sentido do comprimento,com muito cuidado para não furar a casca.Retira-se a polpa para uma tigela, e esmaga-se muito bem com a ajuda de um garfo.
2 - Tempera-se com a mostarda, sumo de limão e os corais da lagosta, se os houver.
3 - Mistura-se muito bem este creme obtido com a lagosta cozida ( de preferência em água do mar) e cortada aos pedacinhos.
4 - Recheiam-se as cascas do abacate com esta mistura e decoram-se com uma rodela de limão
Levam-se a gelar e servem-se bem frias em cima do gelo moido.
NOTA: Imagem de abacate recheado com camarão. Oportunamente colocarei aqui a foto devida

sábado, 30 de maio de 2009

PAPOS DE ANJO


Ingredientes:
8 gemas; 2 claras; 1 colher de sobremesa de farinha com fermento; Margarina; 350g de açúcar; 2,5 dl de água; 1 pau de canela; 1 casca de limão;=,5dl de vinho Madeira
Preparação:
1 - Bata energicamente as gemas até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione cuidadosamente a farinha peneirada e as claras batidas em castelo firme.
2 - Deite em dorminhas de queque untadas com margarina. Coza em fogo moderado (200º) cerca de 10 minutos.
3 - Leve a ferver o açúcar com a água, o pau de canela e a casca de limão durante 10 minutos. Retire a casca do limão e, fora do lume, adicione o vinho da Madeira. Introduza os papos de anjo, enquanto quentes, nesta calda.
4 - Retire-os com uma escumadeira para um prato de serviço fundo. Ferva a calda mais 5 minutos para espessar e deite-a sobre os papos de anjo

sexta-feira, 29 de maio de 2009

MANDIOCA É BOM DEMAIS


Tem muita coisa que se acha que é brasileira mas não é, veio de algum canto das Américas, da África ou da Ásia tropical e acabou se adaptando tão bem à nossa terra que passa por nativa; outras coisas são nativas do Brasil, mas aparecem do mesmo jeito em outros lugares de clima semelhante. É o que acontece com o coco, o amendoim, o quiabo, o abacaxi, o maracujá, a manga, o tamarindo, a pitanga, a goiaba e as diferentes espécies de banana. Mas com a mandioca, não tem conversa, ela é brasileiríssima e ponto, ninguém duvida, e daqui foi para os outros cantos do mundo.
A verdade é que, há mais de 500 anos, a mandioca aparece na mesa de tudo quanto é brasileiro, do mais pobre ao mais rico, nas refeições mais caseiras ou nas comemorativas, e, às vezes, como única coisa que se tem para comer, já que muita gente passa o dia à base de mandioca cozida com melado, rapadura, requeijão ou manteiga e farinha com uma caneca de café bem doce ou uma tigela de polpa de açaí (excertos de "Entre Panelas e Tigelas" de Heloisa Bacellar -Brasil)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

MANIÇOBA DA DONA COLÔ DO MERCADO DO VER-O-PESO


Ingredientes:
3Kg de maniva pré-cozida(folhas de mandioca moída); 1kg de bacon; 1kg de carne seca; 200g de paio; 200g de linguiça (calabresa); 200g de costeleta de vaca, salgada; 200 g de pézinhos salgados (fac.); óleo para refogar; 2 cabeças de alho picadas; 4 cebolas grandes picadas; 2 ramos-de-cheiro picados; 2 pimentos verdes picados; colorau; sal e pimenta q.b.
Preparação:
A MANIVA
Cozinhe, as folhas de mandioca, com o bacon, em fogo lento e mexa de vez em quando.
A MANIÇOBA
1 – Escalde as carnes salgadas, para que percam todo o sal.
2 – Pique todas as carnes.
3 – Junte-as com a Maniva já cozida.
4 – Deixe ao lume até que as carnes fiquem bem cozidas e macias.
5 – Noutra panela, coloque um pouco de óleo e refogue o alho, a cebola, o ramo-de-cheiros, pimentos, colorau, sal e pimenta.
6 – Depois, junte com as carnes.
7 – Deixa cozinhar por cerca de 20 minutos, mexendo bem para que o tempero “pegue” em todas as carnes


sábado, 9 de maio de 2009

MORCELA ASSADA COM CHUTNEY DE MANGA


Ingredientes:
2 morcelas; azeite. Para o Chutney:1 noz de manteiga; 100g de manteiga em cubos; 100g de maçã Granny Smith em cubos;1c.(café) de gengibre picado;1c.(sopa) de açúcar; vinagre de cidra q.b.
Preparação do chutney:
Derreta a manteiga num tacho e acrescente as frutas em cubos e o gengibre picado.Mantendo sempre em lume brando, junte o açúcar e o vinagre.Deixe cozinhar até a manga começar a desfazer-se e a maçã a amolecer. Se desejar acrescente um pouco mais de vinagre. Deixe arrefecer. Sirva quente ou frio.
Preparação da morcela
1 - Salteie a morcela detodos os lados numa frigideira antiaderente com um fio de azeite. Retire e leve ao forno pré-aquecido, a 160º.Acompanhe de imediato com o chutney de manga.

NOTA:Receita do Chefe, português, José Avilez

quinta-feira, 7 de maio de 2009

QUIABO COM CARNE PICADINHA


Sabores com Raízes Nacionais

No Brasil do início do século XX, a culinária, muitas vezes de mãos dadas com a literatura, delineou o imaginário e ajudou a moldar o que se convencionou chamar de identidade nacional. Nesse contexto, Monteiro Lobato era a voz do interior, que buscava o gostinho das raízes nacionais. Paulista de Taubaté, conservou o gosto pela comida caipira, que aparece em constantes referências em seus textos.
(Também Eça de Queiroz nos fala dos prazeres da mesa. A isto voltaremos quando falarmos de cozinha portuguesa)
Quiabo com Carne Picadinha



Ingredientes:
½ kg de quiabo; ½ kg de carne picada; 2 tomates; ramo-de-cheiros; 1 folha de louro; 2 dentes de alho esmagados; e1 colher de sopa de cebola picadinha; sal e pimenta
Preparação:
1 – Numa panela, refogue a carne com os temperos, o sal e o tomate sem pele e picado.
2 – Entretanto, lave os quiabos e corte as extremidades.
3 – Para tirar a viscosidade dos quiabos, ponha-os de molho em água com um pouco de vinagre e sal; em seguida, dê uma fervura rápida nessa mesma água.
4 – Escorra e coloque os quiabos na panela do refogado de carne para que fervam juntos, amolecendo e tomando gosto. Deve ficar com um pouco de molho.
5 – Sirva com angu de fuba (farinha de arroz, milho ou mandioca)

NOTA:Os quiabos, sendo grandes, podem ser cortados ao meio, antes de dar a fervura com água. O limão faz o mesmo efeito do vinagre