COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 26 de julho de 2009

MAIGRET COM MOLHO DE GOIABADA E PURÉ DE MANDIOCA


Ingredientes:
Para o puré:
500g de mandioca sem casca, cozida e ainda quente; ½ xicara de natas; 50g de manteiga em cubinhos;sal
Para o maigret e para o molho
50g de manteiga; 1 cebola grande em cubinhos; 2 xícaras de caldo de galinha caseiro ( ou 1 cubinho dissolvido na mesma quantidade de água); ¾ de goiabada pastosa; suco de 1 limão; ½ xícara de cachaça; 4 maigrets; sal e pimenta
Preparação:
Nota: Maigret – peitos de pato sem osso, com pele e capa de gordura)
Preparação:
1 – Esprema a mandioca ainda quente, coloque numa tigela e, misturando com colher de cozinha, vá incorporando as natas e a manteiga aos poucos, mas sem mexer demais para não virar uma cola. Rectifique o sal
2 – Numa frigideira média, aqueça a manteiga e aloire a cebola. Acrescente o caldo e deixe ferver por 10 minutos, até reduzir para metade.
Acrescente a goiabada, o limão e a cachaça e deixe ferver mais um minuto:rectifique o sal e a pimenta e reserve
3 – Apare o maigret e com a ponta de uma faca bem afiada, desenhe um quadriculado na pele, tento o cuidado de não atingir a carne.
4 – Aqueça bem uma frigideira grande, coloque os maigrets com a pele voltada para baixo e aloure por uns 8 minutos, polvilhando de vez em quando com a gordura que se soltar. Vire, tempere com sal e pimenta e mantenha no fogo mais 2 ou 3 minutos.( os maigrets devem ficar macios e rosados por dentro).
5 - Transfira -os para um prato com o lado da pele para baixo, cubra com outro prato e deixe descansar por 10 minutos.
6 – Descarte a gordura da frigideira, junte o molho reservado e mexa para soltar o que estiver colado ao fundo. Quando ferver, adicione o suco escorrido da carne, durante o repouso, e sirva com o puré

Sem comentários: