COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quinta-feira, 5 de março de 2009

BIFES COM MOLHO À CAFÉ


Ingredientes:
4 bifes (vazia, lombo ou pojadouro);sal, pimenta, alho laminado e louro,cubos de bacon;1 chávena de café expresso( mal cheia);1 colher de chá de mostarda antiga(ou 1 colher de café de mostarda corrente);natas q.b;1 cálice de licor de café ( ou Porto);manteiga clarificada q.b.

Preparação:
1 - Deite numa frigideira uma colher de manteiga clarificada. Quando a gordura estiver bem quente, junte o alho e, quando loiro, retire-o. Aloure rapidamente o bife dos dois lados. Reduza o calor e tempere o bife com sal grosso e pimenta preta moída na altura. Frite-os mais um minuto de cada lado. Retire-os e conserve-os em sítio quente.
2 - Corte o bacon em cubinhos e salteie-o na gordura de fritar os bifes.Deite fora uma boa parte desta gordura. Ponha de novo a frigideira ao lume.Estando quente, refresque com 1 cálide de Porto, agitando a frigideira, em circulo.
3 - Junte o café e a mostarda . Volte a colocar os bifes e junte as natas. Deixe engrossar o molho agitando sempre
Acompanhe com batatas fritas em palitos e uma salada verde

Sem comentários: