COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sábado, 12 de setembro de 2009

LINGUADO COM MANGA


Ingredientes (para 2 pessoas):
2 linguados;1 manga; farinha q.b.; sumo de meio limão; sal e pimenta q.b.; 5og de manteuga; 1 cálice de vinho do Porto seco; 1 colher(café) de mostarda.
Preparação:
1 - Amanhe os linguados e tempere-os com sumo delimão, sal e pimenta e polvilhe-os com farinha.
2 - Frite os linguados em manteiga.
3 - Descasque a manga, corte metade em fatias para decorar e pique a outra metade.
4 - Retire os linguados da frigideira e mantenha-os quentes.
5 - Salteie a manga picada onde fritou os linguados, regue com o vinho do Porto, deixe ferver até obter molho espesso e misture-lhe a mostarda.
6 - Coloque os linguados no prato, decore coma mang às fatias e deite o molho sobre o linguado
RECEITA DO CHEF LUIS ALVES

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

GANSO DE NOVILHO ESTUFADO COM UVAS


Ingredientes:
para o estufado:
ganso de novilho-3kg; azeite-1dl; chouriço-250g; alho-25g; cebola-450g; cenoura-200g; louro-2folhas; vinho branco-3dl; moscatel-3dl; tomate-6oog; sal marinho-q.b.; pimenta de moinho-q.b.
para a guarnição:
caldo de carne-2dl; cebola-220g; alho-3og; chouriço-170g; tomate pelado em cubos-350g
para as uvas caramelizadas:
azeite extra virgem-0,2dl; uvas-300g; Moscatel-1dl; salsa-q.b
Preparação:
1 - Faça um corte no centro da carne e recheie com chouriço inteiro. Tempere-a com sal e pimenta e core a peça de carne num fio de azeite bem quente.
2 - Adicione o restante chouriço, alho, cebola, cenoura e uma folha de louro. Molhe com os vinhos, deixe levantar fervura e adicione o tomate. Tape e deixe estufar durante cerca de duas horas e 45 minutos.
3 - Retire a carne, retire o resultado, adicione caldo de carne, cebola em cubos, alho laminado e chouriço em rodelas. Junte a carne e leve-a de novo ao lume durante 5 minutos. Por fim adicione o tomate pelado em cubos.
4 - As uvas core-as em azeite bem quente, molhe com o moscatel e deixe ferver, de forma a que o líquido ganhe uma textura caramelizada.
5 - Empratamento: disponha o resultado do estufado, assim como a guarnição, no fundo do prato. Coloque no centro uma fatia de carne.Guarneça com as uvas caramelizadas e perfume com folhas de salsa.
IMAGEM E RECEITA DO CHEF VITOR SOBRAL