COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 28 de setembro de 2008

SALADA DE CAMARÕES E PAPAIA COM MOLHO DE LIMA

Regressado de ferias, espero que disponível para, com uma maior regularidade, apresentar novos pratos que correspondam às expectativas por nós alimentadas!

Vamos à receita?
Ingredientes:
750g de camarão de tamanho médio cozido; 1 papaia grande cortada em cubos; 1 cebola vermelha pequena em rodelas finas; 2 colheres de sopa de hortelã fresca esfarrapada
Molho de lima
1/2 chávena (125 ml de óleo); 1/4 de chávena de sumo de lima; 2 colheres de chá de gengibre fresco ralado; 1 colher de chá de açúcar cristalizado
Preparação:
1 - Descasque os camarões, deixando as caudas intactas e retire-lhes o veio escuro. Reserve-as
2 - Para o molho de lima, coloque o óleo, o sumo de lima, o gengibre e o açúcar numa tigela pequena e misture tudo com uma vara de arames. Tempere a gosto com sal e pimenta preta moida na ocasião.
3 - Junte o sumo de lima às mangas, envolvendo-as bem. Adicione a papaia, a cebola, o aipo e a hortelã fresca e envolva tudo cuidadosamente.
Sirva a salada à temperatura ambiente, ou cubra e leve ao frigorifico durante três horas. Pode-se guarnecer com raminhos de hortelã fresca

4 comentários:

micas disse...

E cadê a receita?

Agry White disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agry White disse...

Bons olhos a leiam! Sumida!
Também eu, pouco produtivo, neste blogue.
A ideia foi provocar e autoprovocar-me e comprometer-me. Logo, logo eu colocarei aqui a receita. Desculpe.
Foi um prazer ...relê-la

Anónimo disse...

Acabei de cumprir a promessa