COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

BIFES COM MOLHO DE ABACATE

Bifes com molho de abacate_001
Ingredientes: 3 bifes de entrecôte da vazia de 180g cada; 3 colheres de manteiga clarificada; 1 colherinha de sal e pimenta branca acabada de moer; 1 pitada de tempero para carnes; 2 abacates maduros; sumo de 1 limão; 2 ou 3 colheres de natas; 1 pitada de pimenta-de-caiena; 2 colheres de cebolinho picado
Preparação:
1 – Lave os bifes, seque-os e frite-os em manteiga clarificada, em lume vivo, 3 minutos por lado. Tempere de sal, pimenta e tempero para carnes e conserve os bifes tapados e quentes.
2 – Pele os abacates, corte-os ao meio no sentido do comprimento e tire os caroços. regue os frutos com sumo de limão para não escurecerem. Guarde metade dum abacate e com o restante faça um puré juntamente com as natas, tudo bem batido com a batedeira.
3 – Retire a gordura de fritar a carne, aqueça o molho na frigideira sem deixar ferver e tempere de sal, pimenta e pimenta-de-caiena.
4 – Aqueça a carne no molho e espalhe por cima os aneis de cebolinho. Corte a metade de abacate em fatiazinhas e regue com sumo de limão.
5 – Ponha os bifes com o molho numa travessa previamente aquecida e enfeite-os com as fatias de abacate.
Acompanhe com arroz frito em manteiga

1 comentário:

António Je. Batalha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.