COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BEBINCA

Cópia de BEBINCAIngredientes: 40 gemas;2kg de açúcar; 600g de farinha; 4 cocos (1kg de coco ralado); 500g de ghee; sal q.b; sal q.b.; baunilha q.b.
Preparação:
1 – Obtém-se sumo de coco de três espessuras. O primeiro grosso, o segundo mais ralo e o terceiro mais ralo ainda. Deixam-se em recipientes diferentes.
2 – Mistura-se o açúcar, até dissolver, em metade do primeiro sumo; havendo necessidade acrescenta-se metade do segundo sumo.
3 - Misturam-se as gemas com o restante primeiro sumo. Acrescenta-se a farinha até ficar uma mistura homogénea. Juntam-se então as misturas –a de ovos e de farinha e a de açúcar(pontos 2 e 1)
4 – Deita-se uma pitada de sal e o restante sumo de coco (terceiro) até obter a consistência dum creme grosso (mas não muito). Leva aproximadamente 8 chávenas de sumo de coco.
5 – Aquece-se o forno. Numa forma redonda de aproximadamente 25cm de diâmetro e 12 cm de altura vertem-se 2 colheres de ghee e leva-se ao forno. Logo que aqueça, retira-se a forma do forno e vertem-se 2,5 chávenas de massa e volta ao forno a cozer.
6 – Quando pronta, distribui-se-se mais 1 colher de ghee, e acrescentam-se mais 2 chávenas de massa. Nesta altura, só a parte superior do forno pode estar ligada, isto é, não pode haver uma fonte de calor por baixo da forma.
7 – Assa-se, assim, a bebinca, tendo o cuidado de se distribuir sempre o ghee entre as camadas que não devem ficar nem muito claras nem muito tostadas.
8 – A última camada deve ficar acastanhada. Pode-se Enfeitar o bolo fazendo uns desenhos com metades de amêndoas peladas

Sem comentários: