COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


domingo, 13 de março de 2011

BALCHÃO DE CARNE DE PORCO

BALCHÃO, COZINHA GOESA
Ingredientes (8 pessoas):50 malaguetas; 1 cabeça grande de alhos; 20 cravos;1 colher das de chá de pimenta em grão;1 bocado de 5cm de açafrão- das-índias;1 colher das de chá de cominhos; 1 colher das de chá de canela; 2 colheres das de sopa de tamarindo; 1 colher das de sopa de açúcar; 1 bocado de 5cm de gengibre;(moer este tempero muito fino;3kg de carne; 750g de cebola; 1 chávena de balchão; 1 colher das de sopa de vinagre, ou mais, a gosto
Preparação:
1 – Cortar a carne em cubos e deixar em sal uma meia hora. Aquecer bem uma frigideira e tostar nela a carne.
2 – Na gordura libertada pela carne e que ficou na frigideira, frita-se a cebola até aloirar. retira-se a cebola e frita-se em seguida o tempero, retira-se e frita-se no fim o balchão.
3 – Deitam-se os temperos, a carne, a cebola e o balchão num tacho com água,sal q.b., vinagre q.b e mais água, se necessário.
4 – Cozer até a carne ficar tenra. Abrir o tacho e reduzir o molho. Rectificar o sal e vinagre.
Fica melhor se se comer no dia seguinte
NOTA:O Balchão é um preparado essencial na cozinha goesa. É utilizado na preparação de balchão de porco e balchão de peixe. Bem feito, dura meses.
Ingredientes:500g de gaunbo (camarão muito pequeno); 250g de sal;250 de sal; 250 de alhos;; 2 colheres das de sopa de pó de açafrão-das-índias; 1 colher das de chá de pimenta; 15 a 20 malaguetas;4 a 5 folhas de limoeiro;; 1 litro de aguardente de palmeira.
Lava-se muito bem o Gaunbo, ata~se num pano e deixa-se escorrer. Depois mói-se com sal, alhos, açafrão-das índias e mistura-se metade da aguardente. Mete-se esta mistura num alguidar, adicionam-se as malaguetas partidas aos bocados, folhas de limoeiro e a restante aguardente. Havendo necessidade junta-se mais aguardente, pois não deve ficar seco nem muito ralo. Reserva-se em garrafas bem fechadas e fica a curtir pelo menos durante duas semanas