COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BOLO DE QUEIJO COM MANGA E MARACUJÁ

BOLO DE QUEIJO COM MANGA E MARACUJÁ_001

Ingredientes: 180 de bolachas maria, esmagadas; 1/2 colher das de chá de canela em pó;1 pitada de noz-moscada ralada; 75g de manteiga derretida; 1 c. das de sopa de compota de alperce, derretida;

Para o recheio: 425g de manga ( em calda); 1 1/2 c das de sopa de gelatina; 7 maracujás; casca e sumo de 1 laranja; 4 ovos; 150g de açúcar refinado; 200g de mascarpone; 200ml de natas a 40%, batidas; 2 mangas e 1 kiwi fatiado

Preparação:

1 – Unte 1 forma de 22cm e forre-lhe o fundo. Misture as bolachas, as especiarias, a manteiga e a compota. Despeje na forma, pressione com uma colher para alisar e leve ao frigorifico.

2 – Esprema as mangas e ponha 90ml de sumo numa tigela à prova de calor. Acrescenta a gelatina e dissolva.

3 – Coloque 6 fatias de manga em torno dos lados da forma e pique as restantes. Peneire a polpa de 6 maracujás e acrescente o sumo às mangas picadas. Misture-lhes a gelatina e a casca e o sumo de laranja

4 – Bata as gemas e o açúcar até ficarem espessos e pálidos. Bata também o mascarpone. Misture isto na massa de frutos e bata até começar a prender.

5 – Bata as claras até castelo brando.. Envolva as natas na mistura de frutos e acrescente as claras. Deite na forma e gele por 5 horas no mínimo, até prender bem.

6 – Desenforme e enfeite com a fruta às fatias. Em cima, com uma colher, deite a polpa do resto dos maracujás.

1 comentário:

Ximbitane disse...

Ui, que pecado de delicia!