COZINHA DOS PAÍSES DE LINGUA PORTUGUESA

No período colonial, fizeram-se vários ensaios de africanizar a cozinha portuguesa.Em Moçambique, por exemplo, o revitalizar do património culinário contra a adulteração daquela cozinha estranha à cultura e aos moçambicanos, foi timidamente ensaiado nos primeiros anos pós independência.Algumas das receitas divulgadas, então, eram representativas da verdadeira e genuina cozinha moçambicana.A mucapata, o mucuane, a mathapa, o tocossado o frango à zambeziana, o caril de amendoim, são alguns dos pratos a que me refiro e que são subscritos por moçambicanas bem conhecidas na arte de cozinhar.É impossível falar da cozinha moçambicana, omitindo a colonização e a consequente repressão cultural . Disto falaremos, oportunamente.
Entretanto, com a descolonização, todos e cada um dos países pode, também aqui, fazer a sua própria história.
Regressamos ao passado gastronómico, à cozinha tradicional, mergulharemos nas raízes, passaremos pelo presente, questionaremos opções e espreitamos novas influências.
Assim, apostamos na divulgação do que de mais representativo, existe, na cozinha dos países de língua portuguesa.
Gostariamos de contar com a colaboração de todos os que por aqui vão passar.


quarta-feira, 30 de abril de 2008

ESPETINHOS DE CAMARÃO

Ingredientes:
12 camarões grandes; 2 colheres de sopa de óleo de vegetal; 6 colheres de chá de sumo de lima; 2 dentes de alho esmagados; 1/2 colher de chá de paprika (ou pimentão doce); 1/2 colher de chá de açafrão-da-índia; 2 piripiris grandes,frescos sem sementes e bem picados; 1 colher de sopa de coentros frescos picados; fatias de lima para guarnecer
Preparação:
1 - Descasque os camarões, deixando as caudas, retire o veio escuro. Enfie em espetos e reserve.
2 - Junte o óleo,o sumo de lima,, o alho, a paprica e o açafrão-da-india. Mistures os piripiris.
Disponha os espetos de camarão num tabuleiro não metálico e despeje por cima colheradas da marinada.
Cubra e deixe em lugar fresco por 30 minutos, regando de vez em quando.
3 - Aqueça a grelha. Escorra os espetos de camarão e ponha na grelha . Asse por 3-5 minutos, virando e regando de vez em quando, com a marinada, até ficarem macios.
Salpique com coentro fresco e sirva quentes, guarnecidos com fatias de lima
Nota: Click na imagem para a ampliar

segunda-feira, 28 de abril de 2008

TOCOSSADO


Ingredientes:
8 postas de garoupa; 3 tomates grandes e maduros; 2 cebolas cortadas às rodelas; 2 dentes de alho laminados; 4 pedaços de mangas secas; sumo de 1 limão; piripiri e sal q.b;
Preparação:
1 – Numa panela, de preferência de barro, deitam-se postas de peixe, a cebola cortada às rodelas, piripiri, mangas secas, tomate e óleo. Deixe cozer, em lume brando, até reduzir a água que o peixe liberta.
2 – Junte um pouco de água e sumo de limão. Na parte final da cozedura, adicione um pouco mais de sumo de limão.
3 – Sirva com chima ou arroz de coco
Nota: há quem prefira confeccionar este prato com a cabeça do peixe
IMAGEM DE SABORES DO ÍNDICO-Mª Fernanda Sampaio

domingo, 27 de abril de 2008

TRAVESSA FRIA DE MARISCOS



CLICK NA IMAGEM PARA A AMPLIAR

Camarão-tigre cozido; 2 caranguejos cozidos cortados em quartos, 12 ostras e 1oog de salmão fumado. Se o desejar, junte uma lagosta cortada ao meio

FONTE: O Essencial de Peixe e Marisco-Konemann

sábado, 26 de abril de 2008

CARIL DE CARANGUEJO


Ingredientes:
2 kg de caranguejo; molho de caril; especiarias cajun: 1 colher de sopa de alho em pó, 1 colher de sopa de cabola em pó,2 colheres de chá de pimenta branca, 2 colheres de sopa de pimenta preta esmagada, 1 1 1 1 ½ colheres de chá de piripiri ( ou pimenta-ciena), 2 colheres de chá de tomilho seco e ½ colher de chá de orégãos secos.
Preparação:
1 – Deita-se água numa panela e juntam-se as especiarias cajum . Deixa-se ferver. Ponha os caranguejos (previamente bem lavados) e tape a panela. Deixe cozinhar até que a casca do caranguejo fique vermelha, cerca de 5 minutos para cada 450g.
2 – Retire o caranguejo da panela com escumadeira. Transfira-o para uma peneira para escorrer. Deixe arrefecer e reserve.
3 – Parta os caranguejos ao meio( depende do tamanho) e ponha-os no molho a ferver apenas no momento em que o caril vai à mesa.
4 - Serve-se com arroz branco, bem solto.
Nota: Na época da manga, pode-se descascar uma manga verde, cortar às lascas e deitar no caril .Se preferir, pode cozer o camarão num caldo aromatizado como aqui

sexta-feira, 25 de abril de 2008

CARIL DE CAMARÃO ( 1 a 5)


CARIL DE CAMARÃO (1)
Ingredientes:
100g de camarão descascado;1 coco ou 250 de coco ralado; ½ colher de chá de pó de açafrão-das-índias; ½ colher de chá de cominhos; 1 colher de chá de coentros; 6 dentes de alho; 1 colher de sopa ou mais de malagueta moída com água; 3 cebolas; ½ chávena de tamarindo ou 1 colher de sopa de bom vinagre; 1 pitada de açúcar; 2 malaguetas verdes; sal q.b.: 3 colheres das de sopa de óleo
Preparação:
1 - Rala-se o coco. Obtém-se o sumo grosso e reserva-se. No sumo ralo adiciona-se o açafrão-das-índias, os cominhos, os coentros e os alhos.
2 – Descasca-se o camarão, põe-se um bocado de sal e fica uns 10 minutos assim. Corta-se a cebola em meia lua e põe-se a refogar no óleo com uma pitada de açúcar e uma pitada de sal.
Assim que a cebola fique loira acrescenta-se a pasta da malagueta moída e mistura-se bem com uma colher de cozinha.
Quando a malagueta estiver bem tostada deita-se o sumo ralo e deixa-se cozer bem e engrossar um pouco.
3 – Lava-se muito bem o camarão, escorre-se e deita-se no caril. Quando cozido, deita-se a água de tamarindo ou o vinagre e deixa-se levantar duas fervuras.
Por último deita-se o sumo grosso e uma ou duas malaguetas verdes cortadas ao comprido e solans (fatias secas de manga). Ferve bem e cozinha até o óleo vir à superfície.
4 – o caril deve ser cozinhado sempre em panela aberta e, de preferência de barro.
Fonte: Cozinha indo-portuguesa de Maria Fernanda Noronha

CARIL DE CAMARÃO(2)
Ingredientes:
1kg de camarão;1,5 litro de leite de coco; 1 colher de chá de cominhos; 1 colher de chá de açafrão; 1 cebola grande; 4 dentes de alho; 1 pimenta(malagueta) verde; pimenta verde (pimentão) q.b; 2 colheres de sopa de coentros em grão;
Preparação:
1 – Com os alhos, os cominhos, os coentros o açafrão e a pimenta faça uma pasta consistente.
2 – Depois de lavados e limpos, deita os camarões num tacho, com a cebola cortada finamente e a pasta preparada com os temperos. Cubra tudo com o leite de coco e leve ao lume. Deixe cozer até engrossar.
3 – Pode ser acompanhado com Mucuane
FONTE: Sabores do Índico – Mª Fernanda Sampaio

CARIL DE CAMARÃO (3)
Ingredientes:
2 kg de camarão; 3 cocos; 2 cebolas; sal; 150g de tomate; açafrão; 2 malaguetas;
Preparação:
1 – Descascar o camarão; ralar o coco e extrair o leite.
2 – Dispor o camarão num tacho e juntar a cebola cortada às rodelas e o tomate aos cubos. Deixar cozer durante 5 minutos.
Juntar o leite, uma pitada de açafroa e duas malaguetas. Deixar cozer, em lume brando, durante uma hora
FONTE: Cozinha Tradicional de Moçambique – Paola Rolletta

CARIL DE CAMARÃO (4)
Ingredientes:
4 ou 5 dentes de alho; 1 colher de chá de cominhos; 1 bocado de açafrão; 1 coco para tirar o sumo (depois de ralado e pisado); 1 cebola grande; pimenta seca e vermelha q.b.; 1 pimenta verde; 1 kg de camarão;, 2 colheres de sopa de coentros em grão;
Preparação:
1 – Reduz-se, a uma pasta, ou pisam-se os seguintes temperos: alhos, cominhos, açafrão e as pimentas encarnadas.
2 – Corta-se a cebola fininha e deita-se na panela com o camarão e os temperos moídos, tudo com o leite de coco.
Cozer até engrossar.
FONTE: Cozinha Moçambicana – Fundo de Turismo (1975)

CARIL DE CAMARÃO (5)
Ingredientes:
2kg de camarão; sal q.b.; 1 l de leite; 3 cebolas médias; 4 dentes de alho; 3 tomates maduros; 2,5 dl de óleo; 100g de coco ralado; 3 dl de leite de coco; canela; 1 colher das de sobremesa, de gengibre fresco ralado;; 6 malaguetas; 2 colheres, das de sopa, de curcuma (açafrão da Índia); sumo de ½ limão;
Garam masala
4 colheres das de chá de sementes de cardamomo; 2 pedaços de canela em pau moidos, 2 colheres de chá de cravos inteiros; 4 colheres de chá de pimenta em grão preta; 3 colheres das de sopa de sementes de cominho, 3 colheres de sopa de sementes de coentro
Preparação:
1 – Prepara-se o garam masala:
Põem-se as especiarias numa frigideira grossa e aloura-se, em fogo médio, por 5-10 minutos,
Deixam-se esfriar e trituram-se até se obter um pó
2 – Descasca-se e limpa-se o camarão e reserva-se.
3 –Metem-se as cascas em água a ferver bem temperada de sal e, assim que voltar a entrar em ebulição, escorrem-se e levam-se novamente ao lume com o leite.
Deixa-se ferver uns minutos. Desfaz-se o mais possível com uma varinha mágica e passa-se por um coador.
4 – Extrai-se o leite de coco
5 – Põe-se um tacho ao lume com o óleo a cebola cortada finamente, os alhos e o gengibre picados. Depois de apurado, junta-se, e envolve-se, o garam masala , o açafrão e o coco ralado. Mexe-se e adiciona-se o tomate.
Quando o refogado começar a secar junta-se o leite onde se cozeram as cascas de camarão,
baixa-se o lume e fica a fervilhar
Tritura-se com a varinha e passa-se por um coador.
6 – Volta a lume muito brando, junta-se o leite de coco e deixa-se apurar. Rectificam-se os temperos
6 – Pouco antes de servir, adiciona-se o camarão e, depois de começar a ferver, contam-se apenas dois minutos. À parte, mistura-se o sumo de limão com um pouco do caril diluído bem. A seguir junta-se ao tacho.
7 – Serve-se com arroz branco, bem solto.
Nota: Se preferir simplificar a confecção, não coza as cascas de camarão. Por outro lado, e ainda para facilitar, pode optar por comprar um frasco de leite de coco e o uma embalagem de garam masala, à venda nas lojas de especiarias orientais.
Este molho pode-se reservar no frigorifico ou até congelar, para posteriores utilizações

quarta-feira, 23 de abril de 2008

PEIXE AO SAL

O peixe envolto em sal, Peixe ao Sal, fica com a pele crocante e a carne húmida. O sal ajuda o peixe a reter a humidade e confere-lhe mais sabor.
Antes de assar, liberte-o das barbatanas, escamas e vísceras e limpe o peixe com papel absorvente (de cozinha).
Depois, proceda conforme as indicações que acompanham as imagens
Nota:Tempere a barriga do peixe com uma pitada de sal e pimenta e regue todo o peixe com sumo de limão. Introduza na barriga uma pasta feita com alhos e coentros (fac.). Para o acompanhamento dê largas à sua imaginação

Espalhe uma camada de 5cm de sal marinho no fundo de uma panela pesada. Arrume o peixe em cima e cubra com outra camada de sal (1,3Kg de sal dá para cobrir 900g de peixe como na foto.


Borrife água no sal. Asse o peixe a 220ºC por cerca de 30 minutos.



Quebre a camada de sal com um martelo pequeno. Retire o peixe, mantendo-o inteiro.Com uma escova retire o excesso de sal e sirva imediatamente.

terça-feira, 22 de abril de 2008

SANNAS


Os sannas são uns bolos de arroz que acompanham o sarapatel. São da praxe em dias de festa.
Ingredientes:
500g de arroz grosso avermelhado;1 coco (25og de coco ralado); 7,5 dl de sura; 12 colheres de chá de açúcar; sal q.b.
Preparação:
1 – Na véspera à noite, deixa-se de molho em água o arroz já lavado. Na manhã seguinte mói-se o arroz com a sura até a massa ficar muito fina. Pode-se moer no copo liquidificador da batedeira. Rala-se o coco muito fino e também se passa no copo liquidificador. Misturam-se todos os ingredientes e deixa-se levedar a massa durante 1 ou 2 horas.
2 – Têm-se vários pires onde se vai deitando a massa. Não deve ser muito grossa a camada que se põe no pires.
Coloca-se ao lume um tacho grande com água. Põe-se dentro uma rede grossa. ( um coador de rede, p. ex.)Logo que a água esteja a ferver armam-se os pires em cima da rede e fecha-se o tacho.
Nota: Sura= seiva do coqueiro

IMAGEM DAQUI

segunda-feira, 21 de abril de 2008

SARAPATEL (1)



Ingredientes:
500g de carne de porco; 500g de toucinho entremeado; 350 de fígado de porco (fac.) 2 orelhas;1 colher de café de cominhos em grão, piripiri seco, pimenta preta, cravinhos e coentros em grão;3 colheres de sopa de vinagre; 4 dentes de alho; 1 dedo de gengibre fresco;1 dl de óleo;1 colher de chá de colorau;2 cebolas; pau de canela; 1 dedo de gengibre fresco; 1 folha de louro; cravinho, sal e pimenta; 3dl de sangue de leitão ou 2 chouriços de sangue; tamarindo q.b.
Preparação:
1 – Numa frigideira, torre, lentamente e sem queimar, todos os temperos. Moa-os e reduza-os a pó.
2 – Deita-se, num tacho, água, pau de canela e 1 cebola com cravinhos. Quando a água começar a ferver, mergulha-se a carne. Não deve cozer demasiado. Pronta, retira-se e reserva-se. Faz-se o mesmo com o caldo depois de coado e desengordurado.
3 – Corta-se a carne em cubinhos e salteia-se ligeiramente.
4 – Num tacho, faça um refogado com a cebola , o alho e o gengibre picados e o louro.
Junte a carne salteada e os temperos moídos. Envolva bem. Refresque com vinho branco.
Adicione o caldo de carne que reservou. Adicione água de tamarindo ou vinagre. Deixe apurar.
5 – Adicione o sangue, diluído em vinagre. Rectifique os temperos e deixe reduzir o molho.
6 - Acompanha-se com um arroz de cardamomo ou um simples arroz branco, solto, ou ainda com sannas
Nota: Se não dispuser de sangue, coza o chouriço de sangue sem a pele. Passe por um coador, reduza e utilize no preparado. Como é sabido, este chouriço contém vinagre na sua preparação.
Esta é a minha versão de Sarapatel. Não utilizo todas as carnes nomeadamente as miudezas como o pulmão.
Adenda: Uma visitante assídua, Micas, deixou um comentário que vale a pena ler o que me obriga,aliás,clarificar algumas imprecisões na postagem.
1) O caldo onde cozem, ligeiramente, as carnes deverá ser desengordurado, isto é: remover o excesso de gordura. Isto consegue-se com uma concha que deve rodar nas paredes do tacho e retirar, pouco a pouco, a gordura que se encontra à superfície. Pode-se conseguir o mesmo resultado com papel absorvente que se vai passando pela superfície do caldo. O processo mais seguro é o de reservar o caldo, no frio, durante algumas horas. Surge assim,à superfície, a gordura solidificada (camada branca de banha) que se pode retirar facilmente com uma escumadeira.
2) Por definição, fritar significa que o alimento é submerso em bastante óleo. Saltear (sautée do francês) referem-se a alimentos que são fritos em pouco óleo. Finalmente, “stir-fried” é o acto de fritar pequenos pedaços de alimento em fogo muito alto, tradicionalmente numa wok

domingo, 20 de abril de 2008

ARROZ DE CARDAMOMO

Ingredientes:
500g de arroz basmati; 1 cebola pequena; 1 dente de alho; 2 colheres ,das de sopa, de manteiga; 1 colher das de chá, bem cheia, de cardamomo; o dobro da quantidade de arroz; sal q.b.
Preparação:
1 – Pica-se a cebola e o alho que vai a lume brando com a manteiga e as sementes de cardamomo.
2 – Quando a cebola estalar, mas antes de tomar cor, adiciona-se o arroz e mexe-se com a colher de cozinha. Acrescenta-se água a ferver e tempera-se de sal.
Com o tacho tapado, conserva-se ao lume, durante oito minutos.
Tira-se do calor e serve-se dez minutos depois.

sábado, 19 de abril de 2008

PUDIM DE MANGA

Ingredientes:
3 colheres de sopa de açúcar; 425g de manga e o respectivo sumo; 100g de manteiga sem sal, amolecida; 125g de açúcar granulado fino;1/2 colher de chá de casca de limão ralada; 2 ovos;; 125g de farinha com fermento; 3 colheres de sopa de amêndoas moídas;; uma pitada de sementes de cardomomo esmagadas; 1 colher de sopa de lima; 2 colheres de chá de amido de milho(maizena)
Preparação:
1 – Misture o açúcar com três colheres de sopa de água num tacho de fundo pesado e cozinhe em lume brando sacudindo o tacho até que o açúcar se dissolva. Ferva, reduza o lume e cozinhe sem mexer até que fique cor de caramelo (Deve demorar cerca de 6 minutos, mas tenha cuidado pois pode queimar-se facilmente). Quando estiver dourado deite rapidamente na base da forma. Reserve.
2 – Corte 5 tiras longas de manga, reserve e pique o resto. Bata, numa taça, a manteiga, o açúcar e a casca de lima até que fique claro e cremoso. Junte os ovos, um de cada vez, batendo a cada adição. Transfira para uma taça grande. Junte metade da farinha e a manga picada. Depois, o resto da farinha, as amêndoas e o cardomomo e misture.
3 – Coloque as tiras de manga, numa única camada sobre o caramelo na forma. Junte a mistura de pudim. Tape a forma se tiver uma tampa.
4 – Coloque a forma, em banho-maria, num tabuleiro com água a ferver no forno. O banho-maria também pode ser na placa mas fica melhor no forno.
5 – Enquanto o pudim cozinha, faça o molho. Misture, num tacho o sumo de manga e o de lima. Junte a maizena diluída num pouco de sumo, frio, e cozinhe em lume brando, sempre a mexer, até que ferva, engrosse e fique límpido.
6 – Solte o pudim da forma, passando com uma faca pela borda e virando-o. Se ficarem alguns pedaços de manga no fundo, coloque-os no pudim.
Sirva com molho de manga quente

sexta-feira, 18 de abril de 2008

ÊPÉRE


Ingredientes:
250g de feijão soroco; 1 cebola finamente cortada; 1 colher de café de pimentão doce; sal; 2 malaguetas verdes; 2 chávenas de leite de coco
Preparação
1 - Coze-se meio pacote de moong em água a cobrir o feijão, até este ficar a meio da cozedura.
Durante a cozedura este vai largando uma espécie de espuma a qual deve ir sendo retirada com o auxílio de uma escumadeira. Em seguida escorre-se o resto da água que sobrar no tacho.
2 - Adiciona-se-lhe cebola fininha, pimentão doce , sal e leite de coco.
Pouco antes de retirar do lume introduz-se uma ou duas malaguetas verdes para melhorar o aroma e paladar.
3 - Servido com arroz branco, acompanha prato de carne ou de peixe.
Nota: O soroco pode ser substituído por moong, à venda em qualquer loja de produtos indianos

quinta-feira, 17 de abril de 2008

PIRÃO



Ingredientes:
½ kg de farinha de pau; 1 cebola pequena; ½ dl de azeite; 125g de toucinho fresco; sal
Preparação:
1 – Pica-se muito bem a cebola para um tacho com o azeite e o toucinho picado. Deixa-se alourar em lume brando.
2 – Mede-se a farinha de pau e deita-se o dobro da porção de água, no refogado. Deixa-se levantar fervura e junta-se a farinha.
Vai-se mexendo sempre até estar bem cozido.
3 – Acompanha o caldo de peixe ou assado de peixe ou de carne
IMAGEM DAQUI

quarta-feira, 16 de abril de 2008

POLVO À DADAL

Ingredientes:
1 polvo com cerca de 1kg; ½ garrafa de cerveja branca (ou loira?); 1 cebola grande; 1 dl de azeite; 2 tomates maduros; 4 dentes de alho; 1 folha de louro; 4 grãos de malagueta; 1 colher de sopa de colorau; 1 colher de café de cominhos; 1 colher de café de cravinho moído; 1 ramo de coentros.
Preparação:
1 – Arranja-se o polvo, lavando-o e tirando-lhe a tinta, de preferência em água do mar. Bate-se muito bem e corta-se em pedaços pequenos.
2 – Num tacho dispõe-se a cebola cortada às rodelas fininhas, o alho picado, os grãos de malagueta e deixa-se refogar um pouco.
3 – Desfaz-se o colorau num pouco de cerveja e junta-se ao refogado. Adiciona-se o tomate cortado às rodelas. Deixa-se apurar em lume brando.
4 – Junta-se o polvo ao refogado, polvilha-se com as especiarias (cravinho e cominhos) e os coentros picados.
Vai-se deitando o resto da cerveja e deixa-se cozer até apurar.
5 – Serve-se acompanhado de pirão, arroz branco, ou mandioca cozida
Nota: o pirão obtém-se juntando farinha de pau a um refogado de azeite, cebola e toucinho picado.

terça-feira, 15 de abril de 2008

CARNE-SECA COM ABÓBORA (I)


Ingredientes:
½ kg de carne-seca; 2 colheres das de sopa de óleo (ou banha); 1 cebola grande em rodelas; 2 dentes de alho fatiados; 1 colher de café de pimenta; ½ kg de abóbora; e sal q.b.
Preparação:
1 – Lave a carne-seca, disponha-a numa panela e despeje por cima água fervente e leve ao fogo. Ferva 5 minutos. Escorra.
Se a carne estiver com muito sal, repita a operação
2 – Corte a carne em pedaços pequenos.
3 – Leve ao fogo uma panela com o óleo (ou banha). Quando bem quente junte a cebola, pimenta, alho e a carne. Refogue até que a carne esteja corada.
4 – Adicione uma chávena de água e cozinhe, até que a carne esteja bem macia.
5 – Junte a abóbora, cortada em pedaços pequenos e cozinhe um pouco até que também esta fique bem macia, porém sem desmanchar. Enquanto cozinha, prove e, se for preciso, ponha um pouco de sal


segunda-feira, 14 de abril de 2008

CAMARÕES PANADOS

Ingredientes:
1kg de camarão;4 ovos; 2 colheres de sopa de molho de soja; amido de milho (Maizena,p.ex.); 2 chávenas de pão ralado; óleo para fritar; gomos de limão para servir
Molho de abacate:
2 tomates maduros picados; 1 cebola vermelha pequena finamente picada; 1 abacate grande maduro, aos cubos; ¼ de chávena de sumo de lima; 1 colher de chá de açúcar granulado fino
Preparação:
1 – Descasque o camarão, deixando as cabeças. Retire-lhes o veio escuro, abra-os e espalme-os delicadamente.
2 – Bata os ovos com o molho de soja. Passe os camarões por amido, sacuda o excesso, mergulhe no ovo e passe pelo pão ralado. Leve ao frigorifico durante 15 minutos.
3 – Frite os camarões em óleo abundante e aqueça-o até 180º, ou até um cubo de pão alourar num lapso de tempo.
Frite os camarões até ficarem ligeiramente dourados.Escorra sobre papel absorvente.
4 – Para o molho de abacate, deite numa tigela o tomate, a cebola, o abacate, o sumo de lima e o açúcar. Tempere a gosto com sal e pimenta, e misture delicadamente.
5 – Sirva os camarões com molho de abacate e gomos de limão.

sábado, 12 de abril de 2008

XACUTI DE GALINHA (I)


Ingredientes:
2kg de frango ou de borrego, limpa;2 dentes de alho; 1 colher de café de cominhos; 1 colher de sopa de coentros em grão; 3 cravinhos; 1 colher de chá de açafrão; piripiri seco q.b.; 25g de gengibre fresco; 3 colheres de sopa de coco ralado; 2 chávenas de leite de coco; 0,5 dl de óleo, 1 limão; ½ colher de café e canela; ½ colher de café noz-moscada
Preparação:
1 – Aloura-se o coco numa frigideira, mexendo sempre para não queimar.
2 – Alouram-se os temperos numa frigideira e pisam-se até ficarem em pó.
3 – Pisam-se os alhos, com sal. A esta pasta, juntam-se 2 colheres de água.
Leva-se ao lume um tacho com óleo e a pasta de alho. Refoga até alourar bem, sem queimar.
4 – Juntam-se os bocados de frango, previamente temperados de sal. Deixa-se refogar. Junta-se os temperos com excepção do açafrão e do coco torrado. Adiciona-se leite de coco. Deixa-se apurar.
5 – A meio da cozedura junta-se o açafrão e o coco torrado. Deixa-se apurar e rectifica-se de sal e rega-se com sumo de meio limão
6 – Serve-se acompanhado com arroz branco


Nota
:A fusão de sabores resulta de um assumir consciente e não de uma artificialização. Assim se explica a presença de outros ingredientes na cozinha moçambicana. No Xacuti, no Sarapatel, nas Chamussas, no Pulau, só para citar os mais divulgados. Voltaremos a esta, e a outras receitas, quando nos referirmos a Moçambique

quinta-feira, 10 de abril de 2008

MUFETE


Ingredientes:
1 kg de garoupas pequenas; 2dl de azeite; vinagre;sal e gindungo
Para a farofa:
400g de farinha-de-pau; 1 cebola finamente picada; azeite; vinagre, sal e água morna
Preparação:
1 – Amanham-se as garoupas e fazem-se-lhes várias incisões no lombo. Temperam-se com sal e grelham-se nas brasas.
2 – Faz-se um molho com azeite, um golpe de vinagre, sal e gindungo. Bate-se bem e leva-se ao lume para aquecer.
3 – Deita-se farinha-de-pau (400g) numa tigela e junta-se cebola picada. Tempera-se com azeite, vinagre, sal e um pouco de água morna . Mistura-se como se fosse salada
4 – Serve-se com a farofa, batata-doce, banana-pão e feijão de óleo-de-palma

quarta-feira, 9 de abril de 2008

AMEIJOAS À BULHÃO PATO


Ingredientes:
1kg de ameijoas;2 colheres de sopa de azeite;2 dentes de alho;1 limão; coentros; sal e pimenta.
Preparação:
1 - Arranje as ameijoas como habitualmente, pondo-as de molho em água com bastante sal e lave-as em várias águas para largarem a areia.
2 - Leve ao lume o azeite, deixe aquecer, e introduza os dentes de alho laminados. Deixe alourar um pouco.
3 - Introduza as ameijoas e os coentros grosseiramente picados e tempere com sal e pimenta.
Sacuda o recipiente, de vez em quando. Quando todas as ameijoas estiverem abertas, regue com o sumo de meio limão.
Sirva com o restante limão cortado em quartos.
Nota:Poderá regar com vinho branco e, depois, com limão. Se preferir o molho ligeiramente mais grosso, antes do sumo poderá adicionar um pouco de manteiga e agitar o recipiente, em círculo.

terça-feira, 8 de abril de 2008

FRANGO EM MOLHO DE AMENDOIM


Ingredientes:
1 frango médio; 500g de amendoim sem película; 0,5 dl de óleo de amendoim; 1 cebola média; 2 dentes de alho; 4 tomates maduros; sal, pimenta e piripiri q.b.
Preparação:
1 - Pila-se o amendoim até o reduzir a pó. Dissolve-se em água morna. Para conseguir melhores resultados, utiliza a varinha mágica. A seguir passa-se por um coador fino.
2 – Faz-se um refogado com o óleo a cebola e o alho picados. Junta-se o tomate e deixa-se apurar.
3 – Junta-se o frango cortado como habitualmente. Espevita-se o lume para corar um pouco o frango. Rectificam-se os temperos e junta-se piripiri.
4 – Adiciona-se o leite de amendoim e deixa-se cozer em lume brando. Estando o frango pronto, retira-se e reduz-se o molho para ficar um pouco mais consistente. Junta-se de novo o frango ao molho e rectificam-se os temperos.
5 – Serve-se com arroz ou chima

segunda-feira, 7 de abril de 2008

QUIABOS COM CAMARÃO


Ingredientes:
15 quiabos, aparados e cortados às rodelas; 500g de miolo de camarão; 3 cebolas; 2 dentes de alho; 4 tomates; óleo de palma e sal e gindungo , q.b.
Preparação:
1 – Picam-se os alhos e a cebola. Retira-se a pele e as sementes ao tomate e cortam-se em rodelas finas.
2 – Numa frigideira, junta-se o óleo, a cebola e o alho. Deixa-se refogar. Adiciona-se o tomate.
Tempera-se com sal e piripiri.
3 – Acrescentam-se os quiabos e os camarões e deixam-se estufar em lume brando
Nota: O quiabo é geralmente cozido inteiro, porque no interior da vagem há uma substância pegajosa que serve para espessar
Os quiabos devem ser aparados na altura de cozinhar para evitar que o suco pegajoso, escorra, a menos que vá utilizá-lo para espessar o prato

domingo, 6 de abril de 2008

SANGRIA DE CERVEJA PRETA


Ingredientes:
1 litro de cerveja preta; ¼ de 7 up; 1 limão e 1 laranja aos gomos, com a casca; ;1 cálice de cognac 1 cálice de licor Beirão ( ou outro); 1 pau de canela (fac) ; 8 colheres de açúcar
Preparação
1 –Num jarro, deite o açúcar, a laranja e o limão. Com a ajuda de um pilão ou de uma colher de bar, triture. Junte então o gelo picado.
2 –Adicione a cerveja,  e o pau de canela. Mexa bem.
3 – Junte o cognac e  o licor. Mexa novamente. Adicione o 7up (  ou Sprite) , mexa ligeiramente e sirva

IMAGEM DAQUI

sábado, 5 de abril de 2008

PASTÉIS DE ATUM

Ingredientes:
3 batatas aos quartos; 30g de manteiga; 1 cebola, finamente picada; 1 dente de alho esmagado; 1 pimento encarnado, finamente picado; 415g de atum enlatado; 1 ovo batido; 2 colheres de sopa de sumo de limão; 3 colheres de sopa de salsa fresca picada; ¼ de chávena (30g) de farinha;; 1 chávena (100g) de pão ralado; 1 ovo ligeiramente batido (adicional); 2 colheres de sopa de leite; óleo para fritar
Preparação:
1 – Coza as batatas durante 8-10 minutos. Escorra-as e mexa-as em lime médio, esmagando-as em seguida. Deixe arrefecer.
2 – Derreta a manteiga numa frigideira, junte-lhe a cebola e o alho e mexa em lume médio durante 5 minutos ou até amolecerem.
3 – Escorra o atum, coloque-o numa tigela e desfaça-o em lascas com um garfo. Junte a batata, o ovo batido, o preparado com a cebola, o sumo de limão e a salsa.
4 – Ponha a farinha num prato fundo e o pão ralado noutro. Misture o ovo batido e o leite numa tigela.
Molde o preparado em 8 pastéis, passe pela farinha e pelo ovo com leite. Por fim passe pelo pão ralado. Coloque numa travessa. ,olde novamente se necessário, cubra e leve ao frigorifico durante 30 minutos.
5 – Aqueça 3 colheres de sopa de óleo numa frigideira, em lume médio, e frite os pastéis durante 2-3 minutos de cada lado, até ficar dourados. Escorra e sirva quente.
Nota: Em substituição do atum pode utilizar outro peixe enlatado

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CHAMUSSAS(I)

Ingredientes:
Para a massa:

250g de farinha s/ fermento; 4 colheres de manteiga; água,sal e óleo para fritar
Polme:
1 colher de sopa de farinha; 2 colheres de sopa de água
Recheio:
1 cebola média;0,5dl de óleo; 1 dente de alho; 10g de gengibre fresco; 1 colher de açafrão; 250g de carne moída; 1 raminho de coentros; sumo de limão e sal
Preparação:
1 - Leve ao lume o óleo com a cebola, e os dentes de alho picados até alourar. Junta-se o gengibre laminado, o açafrão e a carne. Tempere com sal, pimenta e sumo de limão.
Rectifique os temperos, junte coentros picados e retire do lume
2 – Numa tigela deita-se a farinha com o sal e a manteiga(ou óleo).Mexe-se até a farinha absorver a gordura. Adiciona-se água(morna) suficiente para amassar até obter uma massa dura e maleável.
3 – Retiram-se bocadinhos de massa e com cada um forma-se uma bola que se estende com o rolo numa superfície enfarinhada. Coloque uma chapa lisa a aquecer e disponha as folhas de massa. Vire-as com a espátula.
Retire e corte em rectângulos.
4 - Faça o polme, misturando bem a farinha com a água.Coloque um pouco de recheio numa das pontas da massa e dobre em forma de triângulo.Feche a última volta com o polme.
Aqueça o óleo numa frigideira a 180ª, ou até um cubo de pão deitado no óleo dourar em 15 segundos. Frite as chamussas em lume médio até estarem douradas dos dois lados.Escorra-as sobre papel absorvente.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

VATAPÁ DE PEIXE E CAMARÕES


Ingredientes
500g de peixe em postas; 2 colheres de sopa de óleo; 1 colher de sopa de coentros picadinhos; 1 cebola finamente picada; 2 tomates cortados grosseiramente, sem pele e sementes; 200g de camarões descascados; 200g de camarões secos moídos; 200g de amendoim torrado e moído; 200g de pão embebido em leite; leite, grosso e ralo, de um coco; 2 colheres de óleo de palma
Preparação
1 – Prepara um refogado com o óleo, o coentro e a cebola. Quando a cebola corar, junte o tomate e as postas de peixe e um pouquinho de água. Tape a frigideira e cozinhe até o peixe ficar macio, mas não desmanchado.
2 – Junte os camarões frescos. Ferva mais um pouco. Retire o peixe e os camarões e reserve.
3 – Coe o molho que ficou na frigideira. A esse molho junte os camarões secos e os amendoins moídos, e o pão previamente embebido em leite e espremido. Junte o leit ralo de coco, misture e leve ao fogo para ferver.
4 – Depois de esta mistura bem fervida passe-a num coador chinês (ou noutro de arame), apertando bem com a colher.
Deite um pouco de água sobre o resíduo que ficou no coador e torne a passar para aproveitar o máximo do suco.
5 – Leve de novo ao lume, junte o leite de coco puro (é o primeiro que se extrai) e cozinhe, mexendo com uma colher de cozinha, até ganhar consistência. Se ficar demasiado grosso, junte um pouco mais de água.
6 - Dentro deste molho (consistente como papinha), disponha as postas de peixe, e os camarões e deixe ferver. Tempere com pimenta e adicione picante moído. Deixe ferver alguns minutos.
7 – Junte o óleo de palma, retire do fogo e sirva não demasiado quente.
8 – Sirva numa terrina funda e, à parte, arroz branco ou chima de arroz

quarta-feira, 2 de abril de 2008

CALULU (S.tomé)


Ingredientes:
1 galinha ou carne fumada; 250g de mussa; 1 molho de gimboa; 1dl de óleo de palma; 2 tomates; 2 cebolas; 6 quiabos; 2 dentes de alho; 3 beringelas; 1 folha de louro; 1 ossame; 1 raminho de mosquito; pimenta; sal; cominhos; pau-pimenta; malagueta
Preparação:
1 – Arranja-se a galinha e corta-se aos bocados.
Pique, grosseiramente, todos os ingredientes.
2 – Num tacho, leve ao lume o óleo de palma com os legumes . Junta-se também a fruta-pão
3 – Adiciona-se a carne e deixa-se cozer. Tempera-se de sal, pimenta e cominhos
4 –Retira-se a fruta-pão depois de cozida. Pisa-se bem e mete-se novamente na panela de forma a engrossar o molho. Deixa-se apurar e rectificam-se os temperos
5 – Momentos antes de servir, retire o raminho de mosquito.
Serve-se com angu ou arroz
Nota: Pode substituir a gimboa por espinafres; a mussa por couve portuguesa; o raminho de mosquito, por manjericão.
Em substituição da carne pode usar peixe fumado
Para quem viva em Lisboa, por exemplo, consegue arranjar estes produtos nas lojas do Mercado da Ribeira, viradas para o exterior.
Para o angu, como já referimos noutra postagem, obtém-se descascando bananas ainda verdes e deixa-se cozer até ficarem um pouco moles. Depois pisam-se até se obter uma pasta.
Com a ajuda de uma colher fazem-se bolas

terça-feira, 1 de abril de 2008

COZINHA BRASILEIRA - UM POUCO DA HISTÓRIA

PEIXE À LUMBO


Ingredientes:
1 Kg de pargo; 500g de camarão descascado; 6 tomates; 2 pimentos verdes; 2 pimentos vermelhos; 3 cebolas; 8 dentes de alho; 1 ramo de salsa; 1 ramo de coentros; piri piri e sal q.b.; 2 colheres de azeite; leite de 1 coco ralado;
Preparação:
1 – Arranja-se o peixe, corta-se às postas e tempera-se com sal. Tempera-se, também, de sal, o camarão.
2 – Cortam-se todos os legumes em cubinhos. Temperam-se com sal e envolvem-se com o azeite.
3 – Num tacho, vai-se colocando uma parte dos legumes. Juntam-se os ramos de coentros e salsa.
Por cima dispõe-se o peixe e os camarões. Cobrem-se com os restantes legumes. Adiciona-se o leite de coco, reduz-se o lume e tapa-se o tacho.
4 – Rectificam-se os temperos e retira-se do lume. Serve-se com arroz

BOLINHOS DE CARANQUEJO COM MOLHO DE ABACATE

Ingredientes:
2 ovos; 350g de carne de caranguejo; 1 cebolo finamente cortado; 1 colher de sopa de maionese; 2 colheres de chá de pimentão; 1 ¼ chávenas (100g) de miolo de pão fresco esfarelado; óleo para fritar;
Molho de abacate:
2 tomates maduros; 1 cebola vermelha pequena, finamente picada; 1 abacate grande maduro, aos cubos; ¼ de chávena (60ml) de sumo de lima; 2 colheres de sopa de cerefólio fresco; 1 colher de chá de açúcar granulado fino.
Preparação:
1 –Numa tigela misture os ovos, a carne do caranguejo, o cebolo, a maionese, o pimentão; e o pão esfarelado e mexa bem.
Tempere a gosto com sal e pimenta preta moída na hora.
Com as mãos molhadas molde o preparado em 8 pasteis achatados. Tape e leve ao frigorifico durante 30 minutos.
2 – Para o molho de abacate, deite numa tigela o tomate, a cebola, o abacate, o sumo de lima, as folhas de cerefólio e o açúcar. Tempere a gosto, com sal e pimenta, e misture delicadamente.
3 – Aqueça o óleo numa fritadeira a 180ºC. Frite os bolinhos em lume médio durante 6 minutos, ou até estarem dourados dos dois lados. Escorra bem sobre papel de cozinha.
Sirva os bolinhos de caranguejo com o molho de abacate e alguns gomos de lima